Tocar pela partitura – o segredo da harmonia do negócio.

210

Vivemos insistindo na importância de se escrever tudo, de registrar tudo, de anotar cada detalhe de nossos empreendimentos, seja na elaboração dos deveres de casa pelo estudante ou na criação de um novo negócio para o empreendedor.

Não anotar pode significar esquecer algum detalhe importante capaz de comprometer todo o sucesso de qualquer empreitada. Pode ser a falta daquela pitada ínfima de sal, que lançada no momento exato do cozimento dá o sabor diferenciado ao prato. Qualquer negócio, por menor que seja, para ser construído depende de incontáveis peças que devem se encaixar com perfeição, em determinada ordem e com intensidade adequada.

Imaginar que a memória jamais falhará é cultivar uma quimera. Quantas vezes já nos deparamos com aquela incômoda situação de ter deixado de fazer algo importante ao longo do dia, e o que é pior, ter consumido tempos enormes em atividades de menor importância? Isso não é crime. É humano. Precisamos então nos valer do título de “animais racionais” e racionalizar nossas atividades diárias. Nada mais óbvio nem mais simples.

Se tomarmos o cuidado de registrar tudo aquilo que deveremos realizar ao longo de um dia de trabalho, ao final da jornada teremos obtido o máximo possível de produtividade. Nada ficará para amanhã. Na nossa sinfonia vivencial, não haverá um único acorde fora do lugar e o resultado será uma harmonia completa, boa de ouvir, agradável.

O segredo dos grandes músicos profissionais está no fato de não confiar unicamente na memória e garantem a harmonia de sua melodia tocando pela partitura. Lá estão registradas todas as nuances de seu desempenho e os momentos exatos de acionar esta ou aquela tecla e obter este ou aquele resultado. Bons exemplos existem para serem seguidos.

Vamos então deixar de lado a incerteza, evitar o risco de esquecer ou errar, adotar atitudes profissionais e tocar nosso negócio por música, lendo a partitura e garantindo a harmonia que traz consigo o sucesso.

Imagem: Viagens Alternativas e Aleatórias

Deixe uma resposta