A hora H

Na verdade o empreendedor é o único que sabe a verdadeira hora de se lançar em busca da realização de seu sonho e o momento mais propício a transformar um plano de negócio em um Negócio.

Esta é a hora de lembrar que empreendedorismo é música que se toca com partitura e não “de ouvido”.  Nada de tentar “tocar” o negócio com tudo na cabeça.  Não funciona.

Se um Plano de Negócio foi feito é para ser seguido.  Já imaginaram um engenheiro fazer um projeto de um prédio de muitos andares e, depois, durante a construção, deixar o projeto de lado e apenas seguir suas intuições ? E é, exatamente essa guinada de ter de aprender a administrar cada detalhe, cumprir cada prazo, atingir cada meta que vai separar os vitoriosos dos fracassados.

É realmente difícil, de repente, ter de aprender a registrar tudo, cada detalhe, cada decisão, cada centavo onde, antes não se fazia nada disso e tudo andava à deriva, na base do “achismo” e da preguiça, mas é essa mudança de atitude, essa quebra de paradigma, essa nova disciplina, esse novo compromisso assumido com responsabilidade e plena consciência que acabará por fazer a diferença.

É uma questão de “feeling” pessoal se o candidato a empreendedor vai poder, finalmente, avaliar com a maior precisão possível se está realmente capacitado e pronto para assumir o leme e conduzir o empreendimento ou se terá mesmo de se conformar em ocupar apenas o lugar de conselheiro e incentivador.  É a hora de saber se está pronto para ser executivo ou ainda continua na fase de executor.

O momento de empreender não é medido pelo relógio mas pelo “feeling” interior de cada um, que faz soar uma espécie de campainha mental capaz de acordar o indivíduo para a necessidade de mudar seu comportamento e alterar formas tradicionais de encarar a realidade.

Seria como se, de repente, viesse de dentro, uma tremenda compulsão capaz de  transformar desejos em capacidade de ação e removesse névoas de dúvidas, medos e incertezas substituindo-as por luzes de esperança, de decisão e de determinação para uma guinada que colocasse a vida em rota de orientação ao sucesso.

Aliás, esse é um dos momentos da vida onde os antigos dizem que passa pela pessoa o cavalo encilhado do sucesso e é preciso estar atento para não deixar escapar a oportunidade de montá-lo imediatamente pois pode demorar a ocorrer outra chance semelhante.

 

Deixe uma resposta