Plano de Negócio – Recursos necessários e disponíveis

De onde sairá o capital inicial para a abertura do negócio?

Como ele será aplicado?

Quando será comprado o que?

Qual a previsão do Fluxo de Caixa do negócio?

Qual é a previsão de tempo para o retorno do investimento?

Qual a rentabilidade almejada para o negócio?

Quais os investimentos futuros que já podem serem identificados?

Todo e cada detalhe de um bom Plano de Negócios não deve ficar armazenado apenas no cérebro e nas intenções do empreendedor.  Deve ser escrito e o mais detalhadamente possível.

Especialmente aquilo que se relacione com a área financeira.

Números devem ser apresentados e apoiados por argumentações sólidas e bem alicerçadas de maneira a não deixar qualquer sombra de dúvida na análise de qualquer candidato a investidor.  Números claros têm o poder de traduzir a mensagem da apresentação em um cenário de confiança e ajudar a alavancar o negócio de maneira segura e com maiores chances de sucesso.

É verdade que nem sempre se tem os recursos necessários para se empreender algo, mas é indispensável que saibamos os tamanhos desses montantes e onde deverá ser aplicado cara centavo.

Um bom Plano de Negócios oferece a oportunidade de o empreendedor esclarecer de maneira clara e bem fundamentada onde deverá ser aplicado o recurso e qual a expectativa de retorno desse investimento.

Aqui é a hora e a vez de se analisar a verdadeira viabilidade do negócio e visualizar as chances reais de sucesso, tempo de retorno dos investimentos, índices de crescimento.

A análise financeira não é lugar nem momento para “achismos” e chutes no escuro mas de atuação firme, isenta, realista e bem fundamentada.   É o momento de se colocar “o preto no branco”, sem jeitinhos, sem maquilagem, sem truques.

Deixe uma resposta