Tropa de Elite

Quem está disposto a aprender deve estar sempre atento a tudo o que se passa ao redor.  A propósito, achei interessante o paralelo que a revista MANAGEMENT conseguiu traçar entre os objetivos do BOPE(Batalhão de Operações Policiais Especiais, do Estado do Rio de Janeiro e o universo das instituições empresariais.  Acabei encontrando também boas comparações com a vida pessoal das pessoas, como procurarei demonstrar abaixo.

A matéria estabeleceu onze pontos de similaridade entre o BOPE e as empresas e vamos procurar encontrar essas similaridades também com a vida dos cidadãos comuns em seus relacionamentos familiares.

 

Valores

BOPE

Relacionamento familiar

1-Agressividade controlada A técnica suplanta a força – Nunca reagir pela força sem antes refletir O uso da inteligência desgasta menos e aproxima mais as pessoas
2-Controle emocional Manter o controle para tomar decisões assertivas diante de situações extremas Virtude pessoal alcança desempenho superior. É preciso saber dar o exemplo e saber seguir o bom exemplo do outro.
3-Disciplina consciente Resistir aos momentos de crise e conflito buscando manter-se “afastado” para tomar uma decisão assertiva Entender que toda liderança é conseguida através de disciplina e coerência nas atitudes.  Colhe-se o que se planta.
4-Espírito de corpo A excelência não está no talento isolado mas na interdependência dos talentos O bem coletivo deve sobrepor o bem individual. Idéias devem ser analisadas e não criticadas e ignoradas.
5-Flexibilidade Adaptar-se às diferentes circunstâncias apresentadas pelos desafios da operação Analisar cada fato com os últimos dados sem se prender a conceitos antigos e superados. Manter-se atualizado.
6-Honestidade Com os outros mas, acima de tudo, consigo mesmo. Compreender seu limite. Ética e justiça devem ser as palavras de ordem e não apenas a ótica pessoal
7-Iniciativa Partir para a ação dentro dos limites possíveis. Não deixar para os outros o que podemos fazer. Aliviar a carga do outro sempre é positivo e conciliador.
8-Lealdade Pacto ético que protege o grupo e cada membro individualmente. Priorizar a lealdade e sempre agir com reciprocidade. Confiar para obter confiança.
9-Perseverança Nunca desistir diante das vicissitudes e dificuldades Batalhas pessoais acontecem diariamente e é preciso acreditar e trabalhar coerentemente pelas vitórias
10-Versatilidade Ser um representante de sua missão onde quer que esteja Construir um caminho baseado na soma dos valores de cada um, sem egoísmos.
11-Liderança Assumir o comando quando a situação exigir. Estar sempre pronto. Aceitar a mudança de comando em situações especiais. Ninguém consegue ser sempre melhor em tudo.

Como se vê, ao procurar um relacionamento que traga resultados positivos é preciso entender o verdadeiro significado e a importância que a relação tem para cada uma das partes.  Precisamos sentir o valor do outro na mesma intensidade com que nos esforçamos para nos tornarmos valiosos.

Na verdade, não há nenhum segredo nisso.  Os antigos já nos ensinam a muitas gerações que “é dando que se recebe”. Duas pessoas não conseguem ir muito longe numa canoa se apenas uma remar.

2 comentários em “Tropa de Elite”

Deixe uma resposta