A importância do Planejamento


Já imaginou estar na garagem de seu prédio, tentando consertar alguma pane em seu carro com a caixa de ferramentas na despensa de seu apartamento alguns andares acima, sem elevador e você indo pegar cada ferramenta, uma a uma, uma de cada vez, na medida de cada necessidade? Parece cena de filme do Gordo & o Magro, mas é uma figura ilustrativa que retrata o que pode significar falta de planejamento.

Planejar é tentar prever o máximo possível de situações que possam envolver nossa intenção ou nosso projeto. Dizem que cada hora que se dedica a planejar qualquer atividade pode significar dias de economia. Planejamento cabe em todos os setores de nossas vidas social e profissional.

Falta de planejamento costuma ser fonte de problemas. Basta imaginar o que pode significar um filho não planejado para dois solteiros empolgados.

Existe uma história, acontecida em uma capital de um simpático estado brasileiro, de um hospital enorme, um edifício com mais de uma dezena de andares que começou a ser construído e, ao se iniciar a fase de acabamento da obra, com todos os andares concretados e um esqueleto majestoso e pronto para receber os preenchimentos de suas paredes, percebeu-se que os corredores e os elevadores não permitiam a circulação de macas.

Estavam sub-dimensionados. Absurdo dos absurdos. Não houve como recuperar o projeto e nem mesmo adaptá-lo a outra utilização. O monumento da falta de planejamento acabou numa sonora e significativa implosão. Ah!. Antes que esqueça: era uma obra pública.

Planejar é algo de tamanha importância que em todos os governos do mundo, independente dos diferentes tipos de regime, um dos principais ministérios é o dito cujo do Planejamento. Planejar é antecipar soluções, é evitar problemas, é otimizar investimentos e é a melhor forma de utilizar os melhores e mais seguros caminhos e atalhos para o sucesso.

Foto: Eterna Enghaw

Deixe uma resposta