Estoque: Um capítulo à parte

estoque

Jamais me esquecerei de uma palestra que assisti, de um especialista em comércio, onde o palestrante iniciou sua fala perguntando à platéia constituída de comerciantes de uma simpática cidadezinha do interior do estado do Rio de Janeiro: “Há quanto tempo você não visita o seu estoque?”.

Incrível poder observar as fisionomias de espanto estampadas na maioria dos rostos dos presentes. A pergunta ficou no vazio e ninguém se manifestou, numa clara demonstração de que esta não era mesmo uma prática considerada relevante pela maioria, comodamente instalada naquele auditório.

Vamos aproveitar e analisar a profundidade e a pertinência da pergunta do palestrante. Mesmo havendo alguém especialmente incumbido de cuidar do estoque, será que o tratamento dado seria o mesmo feito sob a ótica do dono do negócio? Será que estará sendo plenamente utilizado o clássico conceito do PEPS?

O que é PEPS? Ora é a sigla que melhor orienta qualquer projeto de armazenamento e estocagem e é um acróstico das principais palavras da frase: O Primeiro que Entra deve ser o Primeiro a Sair. Esta simples sigla mostra uma obviedade que nem sempre é seguida, principalmente por quem não sinta na pele as conseqüências de sua não utilização.

Não usar o PEPS significa, de repente, ter produtos com validade vencida, ter produtos se deteriorando enquanto outros mais novos ocupam o seu lugar, ter produtos essenciais escondidos por outros menos importantes, mas à vista. E isto acaba acontecendo porque, para fazer funcionar o PEPS, dá trabalho.

Todo o estoque precisa ser remanejado a cada chegada de novos itens. O que acaba de chegar deve ser acondicionado ATRÁS do que já estava guardado. Não usar o PEPS significa furar a fila e o resultado pode ser contabilizado com perdas irreparáveis.

Muitas vezes, o item de maior importância no balanço financeiro da empresa é o seu estoque e um item desta magnitude não pode ser deixado à mercê de quem não esteja totalmente alinhado e comprometido com a filosofia e o objetivo macro da empresa.

Assim como no futebol dizem que pênalti é algo tão importante que deveria ser batido pelo presidente do time, estoque é algo que deve merecer uma atenção toda especial pelo dono do negócio e, por isso, é um capítulo à parte.

Foto: Trivial Estoque

Deixe uma resposta