O poder da persistência

Sucesso é algo que não se traz do berço, se conquista.  Nascer em berço esplêndido não é garantia de reconhecimento por algum mérito.  Na verdade, o que mais costuma se ver, é bem o contrário.

Os grandes exemplos históricos de sucesso, na maioria das vezes, vieram da base da pirâmide social e foram parar no topo através da utilização da palavrinha mágica, persistência, aliada ao imprescindível talento. Pronto. Acabamos de demonstrar a fórmula matemática do sucesso: Talento + Persistência = Sucesso.

É o TPS substituindo o TPM.  Persistir é seguir adiante superando obstáculos com a determinação de quem sabe onde quer chegar.  Um simples olhar ao redor já nos mostra figuras com este perfil.

Para não enchermos dezenas de páginas com nomes, vamos citar apenas dois: Senor Abravanel(Sílvio Santos) e Thomaz Alva Edison.  O primeiro, carioca, camelô que atuava nas barcas da baía de Guanabara entre Rio e Niterói e hoje, mega-empresário e exemplo de superação e sucesso.  O segundo, norte americano, fundador da General Electric e detentor da façanha de ainda ser o recordista em registro de patentes no seu país.

Tendo acesso às notícias relativas às vidas destas duas celebridades, ver-se-á que, para chegar ao topo, ambos percorreram caminhos árduos, difíceis, acidentados e, por várias vezes tiveram sua fé e sua confiança colocadas à prova. Encararam as dificuldades, todas, como obstáculos superáveis e, de olho no futuro, passo-a-passo chegaram lá.

Parece óbvio, não?  Mas é preciso muito equilíbrio para não confundir persistência com teimosia.  A primeira leva ao topo e a segunda leva ao fundo do poço.

Imagem: BBEL Blog

Deixe uma resposta