Varejo Multicanal

É inegável a força do desenvolvimento do e-commerce e a aceleração com que crescem os volumes comercializados via internet.Apresentamos aqui um breve resumo de artigo publicado no site e-EMPREENDEDOR sobre um comparativo entre os desempenhos dos mercados virtual e tradicional.

Parceria entre empresas aponta tendências do mundo on-line e off-line e preferências dos consumidores em ambos os canais de vendas
Se estiver interessado em acessar o conteúdo completo do artigo, solicite através do endereço newsletter@empreendedor.com.br

A e-bit, empresa especializada em informações de comércio eletrônico, realizou, em parceria com o Instituto Análise, a primeira edição da Pesquisa Cross Channel, com o objetivo de analisar o comportamento do e-consumidor e do consumidor do varejo tradicional em ambos os canais de venda. O estudo é composto por uma pesquisa quantitativa domiciliar, na qual foram entrevistadas mil pessoas adultas, e uma pesquisa via web na qual foram coletadas 5.491 entrevistas.

As pesquisas foram feitas durante o mês de Março de 2010.
Segundo dados levantados pela pesquisa, o perfil dos respondentes off-line difere dos on-line, principalmente em dois aspectos: Faixa etária e renda familiar. Enquanto 80% dos adeptos às compras virtuais encontram-se na faixa entre 25 e 59 anos, 66% dos consumidores do varejo tradicional representam a mesma faixa de idade.

A renda média familiar do e-consumidor também é mais do que o dobro da média brasileira que realiza suas compras off-line: R$ 3.560,76, contra R$ 1.444,52.

Outro aspecto a ser levado em conta é a diferença entre os meios de pagamento nos dois canais. Os e-consumidores preferem utilizar o cartão de crédito em suas compras, tanto na web quanto no varejo físico. Já as pessoas que compram fora de casa, utilizam mais o dinheiro como forma de pagamento. No entanto, na hora de adquirir um produto de maior valor, como eletrodomésticos, eletrônicos e produtos de Informática, a opção é pelo dinheiro de plástico.

Dos pesquisados no mundo on-line, 56% preferem comprar eletrodomésticos pela web, contra 34% que optam por lojas especializadas fora da internet. Já no mundo off-line, 77% compram o mesmo produto em lojas físicas especializadas, enquanto que 3% consideram adquirir um Eletrodoméstico pela web, mesmo não sendo esse o canal que costumam escolher para suas compras.

A pesquisa também levantou que 70% dos e-consumidores preferem comprar Ingressos pelo e-commerce, ao mesmo tempo em que 5% dos consumidores de rua compram seus tíquetes conectados.

Para o consumidor virtual, praticidade e facilidade na compra on-line estão ligadas à comodidade e ao conforto, além da familiaridade com o ambiente web. Já para o consumidor tradicional, a internet ainda é um obstáculo na hora de adquirir um produto, já que não está familiarizado com este canal.

Deixe uma resposta