RIC-Registro de Identificação Civil

O projeto RIC pretende substituir a carteira de identidade por um cartão com chip, biometria e certificado digital.

Está orçado em 800 milhões de dólares, a serem gastos em oito anos, e deverá substituir as velhas carteiras de identidade impressas (os RGs), usadas há 40 anos para o cidadão provar que é ele mesmo.

A grande novidade é que, com o RIC, cada cidadão passaria a ter um número único.

A idéia é começar com a emissão de 100 mil cartões no primeiro ano, 2 milhões no ano seguinte e incremento geométrico de emissões anuais até o cadastramento total de toda a população em oito anos.

O conjunto de certificação digital, biometria no cartão e senha é o padrão recomendado pelas maiores consultorias do mundo como a melhor forma de fazer autenticação dentro do sistema financeiro.

Evidentemente, como toda novidade, há prós e contras a respeito do RIC e enquanto os defensores sinalizam a vantagem e economia de tempo para qualquer cidadão se identificar sempre que necessário em qualquer situação, outros alertam para a necessidade de uma gigantesca segurança nos softwares a serem utilizados pois em caso de quebra nessa segurança a vida de todos poderia ser devassada e prejudicada por hackers inescrupulosos.

Para estes, o RIC seria uma maneira de total invasão na privacidade do cidadão e resta aguardar o resultado desta colossal quebra de braço entre conservadores e evolucionistas para ver onde irá estacionar o nosso futuro.

Mais uma vez se manifestam as duas caras da inovação e avanço da tecnologia: é muito bom mas…

Um comentário em “RIC-Registro de Identificação Civil”

  1. …avanço da tecnologia!!!.. na minha simples concepção… acho eu que, futuramente, com o andar da carruagem tecnológica e a ambição dos seres humanos, ao nascimento de cada “ser”… será implantado em seu corpo um chip !!!…. e os cartões serão abolidos!..tecnologia avançada…

Deixe uma resposta