Diferença entre Caixa e Disponibilidade

Muitos pequenos negócios desaparecem pelo hábito de se achar que o dinheiro que no caixa está disponível para ser consumido.  Está ali, à mão, mas é dele que deverá sair o pagamento das contas a vencer.

A aparente disponibilidade acaba fazendo com que se abaixe a guarda e se deixe envolver pelas tentações do consumo.  É aquela desculpa na ponta da língua: que falta poderá fazer esta merreca no final do mês? De merreca em merreca, o volume cresce imperceptivelmente e acaba faltando capital para saldar os compromissos.

O resultado acaba sendo apelar a empréstimos para saldar as dívidas e, pronto, está iniciado o processo de assoreamento financeiro que pode acabar em voçoroca.

Costuma-se dizer que grandes aquisições não desestabilizam o caixa de uma empresa pois são sempre(ou pelo menos deveriam ser) apoiadas em estudos de viabilidade que, seguidos, mantêm a saúde do negócio. Aqueles pequenos desvios diários, estes sim podem causar estragos irreversíveis.

O famoso sábio chinês Confúcio já dizia que: ninguém tropeça numa montanha e o que nos faz cair são as pequenas pedras do caminho.  Sabia das coisas, o china guru.

É mais comum do que parece, se deparar com este lamentável desvio de conduta e é aí que se separa o joio do trigo, o bom empresário do improvisador incompetente e irresponsável. Muitos se esquecem que, do lucro de um negócio devem sair os pagamentos dos tributos, das despesas fixas e variáveis e dos custos todos.

O passeio na Europa deve sair do lucro líquido.  Captou?  Lucro líquido.

Cuidado.

Deixe uma resposta