A importância da localização no sucesso do empreendimento

Detalhe dos mais importantes que deve trazer os motivos de sua escolha sem constrangimentos.

Lembrar aqui que alguns dos maiores empreendimentos do planeta começaram numa pequena garagem.

Procurar levantar dados que permitam constatar a presença de público suficiente para a manutenção do negócio.

Quando se pensa em localização, é inevitável avaliar por quanto tempo o negócio poderá permanecer ali em caso de sucesso.

O espaço suportará que aumento de demanda de público?

Quais os prós e contras em se estabelecer neste endereço?

Há outras alternativas? Quantas? Quais?

A análise da escolha de um local para se realizar um empreendimento deve ser ampla e abranger vários aspectos simultaneamente.

Não se pode restringir esta análise a um mero detalhe na coluna dos investimentos e, simplesmente optar pelo mais barato.  Aqui, o custo-benefício deve ser priorizado.

Acontece com bastante freqüência situações onde a escolha pela opção mais barata acaba sendo a menos lucrativa.  É o caso de tantos empreendimentos que, para economizar no custo do aluguel, acaba se estabelecendo em algum local completamente inadequado para o tipo de negócio que pretende, quando também, por outro lado, é o caso de outros tantos negócios bem sucedidos que pagam verdadeiras fortunas para poderem estar no local certo.

Estabeleçam um paralelo entre uma lojinha de periferia e uma outra lojinha, de mesmo tamanho, mas situada dentro de um moderno Shopping Center e logo perceberão o alcance daquilo que estamos querendo dizer.

Muitas e muitas vezes acontece de um determinado patamar de receitas estar firmemente vinculado a um respectivo patamar de despesas e a análise sobre a localização deve ser mesmo ampla e profunda, não se restringindo a apenas o aspecto do custo direto de locação.

Outros aspectos, até mesmo subjetivos, podem estar envolvidos e merecem estar relacionados para que a análise possa ficar realmente capaz de permitir a tomada da melhor decisão.

– Você gosta do lugar?

– Você está  feliz com a escolha?

– Você acredita no sucesso do negócio neste lugar?

– Você tem alternativa?

Em resumo, sempre deve-se procurar estar no lugar certo, na hora certa, claro que, na medida do possível.

2 comentários em “A importância da localização no sucesso do empreendimento”

  1. Prezado, Cezar. Estou fazendo uma matéria sobre localizção. Posso citar seu artigo? Será publicada na Revista da Farmácia.
    Obrigada. abs,

Deixe uma resposta