Plano de Negócio – Elaboração(produção)

De que maneira o produto será elaborado(produzido) ?

Precisará de equipamentos especiais?

Será um bem industrial?

Comercial?

Ou será algum tipo de prestação de serviços.

O detalhamento deste item servirá para demonstrar o grau de conhecimento que o empreendedor tem do negócio e servirá para demonstrar que não se trata de uma aventura descompromissada.

É sabido que existe no mercado um sem número de empresas que não estão à altura daquilo que se propõem a executar e, exatamente por isso, têm uma existência efêmera.  Basta olhar as pesquisas sempre feitas e renovadas sobre os tempos de existência das empresas.  É assustador o número de empresas que morrem prematuramente.  Parece óbvio, que para empreender algo, se tenha conhecimento adequado de como executar tudo o que se propõe, sob pena de vir a se constituir em mais um número da estatística fatídica da mortalidade.

O empreendedor, ao lançar uma idéia de criação ou mesmo de ampliação de algum negócio deve estar cercado do maior número possível de informações sobre todas as fases de realização do mesmo.  Precisa ter certeza de que será capaz de entrar no mercado e prestar um bom serviço, ser notado e, principalmente, ser preferido pela clientela.

Precisa ter exata noção do ramo, até mesmo para que não venha a ser surpreendido com o emaranhado brasileiro de alíquotas dos tributos e contribuições a que estará sujeito.

Nesta fase do Plano de Negócios, o empreendedor precisa deixar fluir o seu lado romancista e detalhar ao máximo os pontos-chave de seu negócio de forma a demonstrar seu pleno conhecimento, principalmente se pretender ir em busca de parceiros capitalistas para investir na sua idéia.

Nenhum investidor se sentirá atraído por uma idéia que não esteja perfeitamente alicerçada de maneira clara e convincente e que seu proponente não se apresente com a segurança necessária a transmitir toda tranqüilidade necessária para que ele abra os bolsos, ou o cofre.

Deixe uma resposta