Plano de Negócio – Distribuição e Vendas

De que maneira seu negócio chegará até seus clientes?

Balcão, Vendedores diretos, Representantes, Distribuidores, Varejistas, Atacadistas, Internet, Network, etc ?

Seja qual for o modelo escolhido, ele deverá ser detalhado para que seja possível levantar seu custo e sua eficácia.

Esse é um dos pontos nevrálgicos de qualquer negócio.

É o ponto de contato entre o negócio e sua razão de ser: o cliente.

O cuidado com as vendas é essencial ao sucesso de qualquer empreendimento.

Vendedores devem ser treinados, capacitados, qualificados e não lançados ao mercado de qualquer maneira, sem o devido tratamento profissional.

Profissionais de venda devidamente preparados para a função constituem-se no respaldo necessário para a manutenção e desenvolvimento de qualquer negócio.

A história do mercado registra incontáveis histórias de empresas que se preocuparam apenas em produzir o melhor produto acreditando que a venda seria um assunto secundário e poderia ser realizada por qualquer um.  Os resultados estão aí para quem quiser ver.  Dificuldades, insucesso, instabilidade, fracasso e falência.

O espaço de tempo existente entre o final da produção e a chegada ao usuário final, ou seja, aquele ocupado pela área de distribuição e vendas não só deve ser planejado com o mesmo cuidado como deve ser um dos pontos nevrálgicos da administração do negócio.  É preciso garantir um fluxo contínuo de produção de maneira a evitar gargalos e maximizar as receitas.

A continuidade deste fluxo é obtida numa relação direta e organizada entre as áreas de produção e de distribuição.  Daí a necessidade de se procurar instituir, sempre que possível, uma área superior de marketing para tratar, exatamente, desta uniformidade.

De que adianta produzir o melhor produto, ter o melhor preço e a certeza de uma enorme qualidade se o mesmo continua a mofar nas prateleiras ?

O setor de vendas é o tendão de Aquiles de qualquer empresa pois é o resultado do desempenho deste departamento, do qual depende todo o sucesso e todo o desenvolvimento e crescimento de qualquer  empresa.

É preciso muita competência e de muito profissionalismo para se estruturar convenientemente um eficaz departamento de vendas.  É preciso feeling para saber os momentos corretos de reduzir ou elevar os preços, de efetuar as eventuais promoções, tudo na mais perfeita sintonia com os setores de produção, armazenamento e distribuição, coordenado pelo marketing.

Vender já deixou de ser encarada como uma atividade voltada apenas para aqueles que tivessem nascido com o dom próprio.  Hoje não se discute a necessidade de treinamento específico para esta área e os bons vendedores são aqueles que se tornam aptos a resolverem de maneira satisfatória as reais necessidades de seus clientes.

Falar pelos cotovelos já é coisa do passado para quem pretende ter sucesso em vendas, aliás, muitíssimo pelo contrário pois, hoje, os vendedores são treinados para ouvir mais e falar menos.

Um bom Plano de Negócios deve contemplar de maneira clara e detalhada os procedimentos a serem adotados para a venda do objeto de seu empreendedorismo sem esquecer, em nenhum momento, que o melhor negócio pode até ser não vender muito mas, sim, vender da maneira mais lucrativa possível.

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