Acertar o alvo é a alavanca para outros tiros certeiros

O noticiário esportivo é pródigo em noticiar histórias de clubes e jogadores que estejam passando por determinada “fase”. E, pelo que se nota, parece que a coisa até tem algum fundamento. De repente, sem qualquer explicação, ou tudo começa a dar certo ou a coisa despenca aceleradamente ladeira abaixo. Não é assim mesmo?

Evidentemente a nossa velha estatística tem a explicação científica para o fenômeno, mas não estamos aqui para teorizar, apenas para observar e conjecturar sobre coisas que acontecem no dia-a-dia de cada um de nós. Na verdade tudo está relacionado com a confiança que é provocada pela auto-estima.

Quando a “fase” está boa, o artilheiro chuta de qualquer lugar acreditando que vai fazer o gol e, com isso, aumenta o número de arremates, aumentando consequentemente a chance de novos acertos. Pronto, criou um círculo virtuoso. Acredita mais, chuta mais, faz mais gols, acredita mais, etc, etc, etc. É a tal da auto-estima funcionando como combustível do sucesso.

Empresarialmente a coisa acontece de maneira similar. A dica para acelerar o processo quando se está em fase negativa e fazê-la passar mais depressa é acreditar que nosso gráfico geral, como quase tudo na vida, tende a se posicionar em redor da média num sobe e desce que parece uma curva senóide e, assim, logo estaremos voltando à parte superior da curva e os “gols” voltarão a acontecer novamente.

Isso aí, meu amigo. Não se desespere se sua bola não está entrando. Estude mais, “treine” mais, capriche mais nos arremates e a “boa fase” voltará logo, logo. Acredite. Tenha fé. Supere-se. Vá em frente.

Depois de qualquer tempestade acontecem os mais lindos dias, o sol brilha com mais intensidade, o ar fica mais limpo, perfumado e conseguimos enxergar mais longe. Não reclame dos maus tempos, pois eles são apenas os anunciadores de que os dias de felicidade estão chegando, de novo, de novo, de novo…

Imagem: Imotion Imagens

Deixe uma resposta