Respondendo carta de ex-aluna

Na vida da gente chega a ser freqüente receber pedidos de ajuda de ex-alunos e é um prazer enorme poder ajudá-los sempre que possível. Dia desses recebi um, que veio cheio de detalhes, números e idéias para a abertura de um novo negócio. Os pontos principais estavam amarrados como: capital inicial necessário, ponto com ótima localização (e, coisa rara, inclusive com área para estacionamento) e um belo dossiê de clientes. Para preservar a identidade desta querida consulente, vou chamá-la aqui de Maria e apresento a resposta ao seu e-mail

Minha querida Maria
Esse friozinho na barriga, antes de se lançar em uma nova empreitada é algo absolutamente normal, e não entenda como medo, mas sim como responsabilidade. Entre com tudo. Basta olhar a lista de vantagens versus a de desvantagens que você apresentou. Este é o espírito exato para o empreendedor prestes a se tornar bem sucedido. Os números estão muito favoráveis. Raramente um novo empreendimento apresenta dados tão positivos.

Alguns pequenos conselhos que eu ousaria sugerir seriam:
– NUNCA CONFUNDA CAIXA COM LUCRO. Este é um detalhe que leva muita gente para o buraco. Paciência no início é fundamental. O dinheiro em caixa não é um recurso disponível. Dinheiro inicial deve ser encarado como provisão para pagamentos de despesas e de compromissos previamente assumidos. Primeiro as contas a pagar, depois o resto. Mesmo em caso de o início ser arrasador e o caixa ficar abarrotado, pense que as sobras permitirão melhores compras com descontos maiores para pagamentos à vista. Reverta todo o sucesso inicial em prol do sucesso final.

– RETIRADA DE SÓCIO DEVE SER ENCARADA COMO SALÁRIO NORMAL. Não comece a sonhar muito cedo com o sucesso. A chegada do sucesso depende de muito trabalho, muita ralação inicial. O fato de ser dono não deve dar direito de sangrar demais a empresa, pelo contrário, no início, quanto menos puder ser retirado do fluxo de caixa, melhor. Evidentemente, aquele que dedicar um tempo maior deverá ser melhor remunerado mas, nunca se esquecendo de ter em primeiro lugar a empresa e sua saúde financeira. De nada adianta começar tirando férias no Caribe e depois ter de recorrer a banco para pagar fornecedores.

– NADA DE MEDO. Acredite sempre. Confie na capacidade de trabalho, na competência, nos controles implantados( e nesta área você é fera) e no planejamento que, aparentemente, parece estar sendo uma preocupação relevante de vocês. Siga os exemplos do esporte. Quando um time joga com confiança tem muito mais chance de ganhar o jogo.

– APRENDA A NAVEGAR COM TURBULÊNCIA. As coisas não permanecerão tranquilas e serenas eternamente. Oscilações são normais. Nada de precipitações aos primeiros sintomas de anormalidade. É em meio a uma tempestade que os bons pilotos e comandantes de aeronaves precisam demonstrar seu equilíbrio. Mesmo em caso de desastre total é preciso saber o momento certo de abandonar o veículo e saltar de paraquedas. A vida não acaba no primeiro acidente de percurso. Siga o planejamento, mantenha o plano de vôo. Não fique mudando de rota por qualquer pretexto.

– TODOS NASCEMOS VENCEDORES. Nunca se esqueça que você ganhou a primeira grande competição que participou ao chegar na frente e fecundar o óvulo da mamãe. Nasceu com uma medalha de ouro no peito. Para quem trabalha com seriedade, com determinação, com honestidade, o sucesso é consequência. Habitue-se ao sucesso sem soberba, sem ostentação.

Volte sempre que achar necessário. Espero o convite para a inauguração.
Grande abraço e votos de muito sucesso.
Cezar

Deixe uma resposta