A RELATIVIDADE DOS NÚMEROS-II

O conceito de grande e pequeno é bastante discutível. Um quilômetro pode ser uma distância enorme para ser vencida de joelhos no pagamento de uma promessa, mas será, também, algo irrisório quando o meio de transporte utilizado for um avião a jato.

Números desacompanhados de suas respectivas unidades não servem para muita coisa. E mesmo acompanhados das unidades, de pouco servirão se não for dada alguma ordem de grandeza comparativa.

Um homem com altura de 1,90m, andando pelas ruas pode ser considerado grande comparado com a média de transeuntes, mas se for um atleta de vôlei, será um tampinha junto a seus companheiros.

Voltar a este tema pode até parecer desnecessário mas é incrível a quantidade de situações que surgem envolvendo situações causadas pela desatenção a este pequeno detalhe.

Ao dar alguma informação que envolva qualquer tipo de quantificação, é preciso atentar cuidadosamente para a certeza de que o interlocutor estará tendo a noção exata deste dimensionamento que lhe estará sendo apresentado.

Incrível a expressão de alegria estampada nos rostinhos dos alunos quando recebem a notícia de que a menor nota da prova foi 10.  Igualmente incrível é o choque causado com a informação de que a maior nota da mesma prova foi 100.

Ao se tratar com números todo cuidado é pouco. Acredite, tome cuidado e pratique. A precisão da informação agradece.

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