O Olhar Diferenciado

Já perceberam que, de repente, pessoas diferentes começam a fazer uma certa mesma coisa e que um deslancha e o outro quebra a cara? Será sorte? Será apenas coincidência? Será competência? Pode ser um pouquinho de cada ou pode não ser nada disso.

Ao se começar qualquer atividade, deve-se estar atento para alguns princípios básicos:

  • Fazer o que gosta – Quando se faz aquilo que nos dá prazer, o trabalho acaba se transformando numa tremenda fonte de lazer e de contentamento.
  • Fazer o que sabe – Sabendo fazer fica muito mais fácil agradar a clientela e conseguir fidelização.
  • Identificar a hora certa de começar – Esta percepção é que, na maioria das vezes, diferencia um apostador de um empreendedor. Saber quando iniciar qualquer atividade é algo que está diretamente ligado a um fator crucial para o sucesso: O PLANEJAMENTO.
  • Identificar o melhor local para começar – Abrir uma lojinha de venda de picolés no polo norte pode não ser a melhor idéia de local para este tipo de comércio. Assim como vender agasalhos em alguma cidade próxima do equador e ao lado de um vulcão ativo. Há situações onde a escolha do local certo corresponde a mais de 50% da probabilidade de sucesso.
  • Fazer um Plano de Negócio – Quem começa qualquer empreendimento guiado por um Plano consegue antever dificuldades, antecipar decisões e estar preparado para as eventuais mudanças de rumo que possam vir a ser necessárias.

Certa vez, tive uma aluna que, após uma aula, me abordou dizendo que era empresária, adorava aquilo que fazia, seus clientes adoravam o seu trabalho mas que não conseguia sucesso financeiro de jeito nenhum. Conversa vai, conversa vem, acabamos identificando um problema sério em seu negócio: tudo corria solto, sem planejamento. As coisas eram decididas sempre em cima das hora, ou seja: AMADORISTICAMENTE.

Planejar, além de diminuir os sustos e as incertezas, é a alternativa mais barata para qualquer negócio, diminuindo os custos e os insucessos.
Como se vê, por trás do olhar diferenciado de cada empreendedor, mesmo que estejam se orientando para o mesmo negócio, há doses visíveis de maior e menor preocupação com o “pequeno” detalhe do planejamento.

Esta pode ser a GRANDE diferença.

Um comentário em “O Olhar Diferenciado”

  1. O planejamento deveria ser o ponto inicial de qualquer coisa na vida das pessoas,na verdade é uma técnica que serve para lidar com o futuro…e quem não planeja, logicamente, corre risco!!!

Deixe uma resposta