Ferramentas do empreendedor moderno

Competências empresariais

As habilidades para empreender são adquiridas, em primeiro lugar, em experiências de trabalho na mesma área, mas, também, no contexto familiar e na universidade. As empresas dinâmicas são abertas com muitos anos de amadurecimento. Antes de abrir a empresa, são feitos estudos técnicos, desde projeções de custos e vendas, passando pelo cálculo da renda esperada, até a formulação de um plano de negócios. Estes estudos econômicos dependem em grande parte da educação formal, sendo tanto mais fundamentados quanto mais elevado o grau de instrução do empreendedor.

Redes de relacionamentos e Acesso a recursos

As redes são importantes para a identificação das oportunidades de negócios, acesso mais fácil a recursos (monetários e tecnológicos), acesso às informações (por exemplo, para oferecimentos de produtos customizados para os clientes). Além disso, a consolidação do empreendimento requer do empresário a utilização de uma rede complexa para solucionar seus problemas de financiamento e administração do fluxo de caixa, fazer clientes, contratar trabalhadores capacitados, adquirir equipamento apropriado e, até mesmo, administrar o negócio.

Embora grande parte dos recursos tenha origem em poupanças e aplicações pessoais, também são importantes os créditos de fornecedores e adiantamento de clientes, além da compra de máquinas usadas. As redes, portanto, se mostram mais importantes que o sistema financeiro e os investidores privados. A limitada credibilidade frente ao sistema financeiro é superada com a ajuda de rede de relações e do crédito comercial.

Deixe uma resposta