Sua empresa será de que tamanho?
Quem decidirá por ela?
Qual será o seu modelo organizacional?
Qual a opção escolhida para o recolhimento dos impostos e encargos?
Quem será o responsável pela contabilidade?
Dados corretos e confiáveis são os fatores mínimos indispensáveis para se tomar decisões em empresas de qualquer tamanho.
Procure começar e continuar certo.
Deixar para depois é um perigo que não vale a pena ser corrido.
Colocar em dia dados atrasados pode consumir um tempo não disponível que, a um dado momento acabará por comprometer o andamento da empresa e, consequentemente, o próprio faturamento.
É muito mais eficiente, mais fácil, mais rápido, mais seguro e mais barato manter atualizadas as informações pois, além de ajudar em todas as tomadas de decisão, oferece dados mais recentes, mais confiáveis e mais verdadeiros, tornando menos necessário o uso do “feeling” , o famoso “chute.”
Já perceberam a quantidade de escolas que surgem a cada esquina oferecendo alternativas dos mais diversos cursos de “Gestão”? Estamos acordando para a necessidade de ter controles que nos mantenham permanentemente informados sobre tudo o que aconteceu, está acontecendo e irá acontecer com nosso empreendimento. Acabou o tempo de se ter todo o nosso negócio “na cabeça”. Isso é coisa dos tempos da carochinha.
A recomendação mais usual que existe é aquela que recomenda, para qualquer negócio, realizar na primeira compra, antes de qualquer máquina para a produção, antes da matéria prima, antes de tudo, enfim, um computador. Isto porque qualquer modelo de gestão está diretamente vinculado à obtenção e ao processamento rápido de informações.
A velocidade em obter, julgar e processar informações para qualquer tomada de decisão pode ser o diferencial entre o sucesso e o fracasso de qualquer empresa, de qualquer ramo e de qualquer porte.