A força da decisão

Em muitas situações precisamos nos valer de um bom planejamento para conseguirmos êxito em nossos propósitos.  Note-se a importância da elaboração de um cuidadoso Plano de Negócios para o desenvolvimento satisfatório de alguma idéia ou a realização de algum desejo.  A coisa é tão séria que há pessoas cujo negócio é, exatamente, ajudar outras pessoas a elaborar seus respectivos Planos.

Pensar nos prós e contras, avaliar os riscos, ponderar os passos e estar preparado para os imprevistos são ingredientes indispensáveis para se chegar a um objetivo.

Entretanto há um detalhe que nem sempre é devidamente valorizado mas que  assume o mesmo grau de importância de um bom planejamento e sem ele, na verdade, o planejamento perde totalmente sua importância.

O Plano mais detalhado, mais bem elaborado, mais perfeito sucumbirá inexoravelmente se faltar a força da decisão na hora H.  Entenda-se por decisão a figura da eliminação da inércia, o entendimento da necessidade de se colocar a mão na massa.

Nenhum projeto sai sozinho do papel.  Ele só acontece se acontecer a decisão de executar cada um de seus detalhes.  Não é menos verdade que alguns desses detalhes podem exigir grandes doses de coragem, de desprendimento e de confiança mas deixar de cumpri-los pode ser a condenação ao fracasso.

Assim, se tem um Plano de Negócio ou um Plano de Vida  a executar, se tem um projeto de futuro a realizar ou mesmo se tem o desejo sincero de buscar a realização de um sonho, faça o que precisa feito sem medo de errar.  É muito pior o arrependimento por não ter tentado do que o de ter errado.  Aliás, que o digam os pesquisadores, errar continua sendo uma das mais eficientes  maneiras de aprender.

Confie no seu Plano, no seu Projeto, no seu Sonho mas não fique esperando que alguém faça por você aquilo que lhe cabe.  Para ter sabor especial, o sucesso exige sacrifícios e o primeiro deles é aprender a sair da zona de conforto.   Quantos e quantos casos se conhece de pessoas que perderam magníficas oportunidades de sucesso por não terem sido suficientemente ágeis na sua realização.  É o velho ditado do bobeou, dançou.

Acreditar no sucesso sempre dá a força e a motivação necessárias para encarar qualquer desafio, então encare o jacaré, saia da inércia e vá colher os frutos que merece.

Não espere seu Plano sair do papel, se materializar e subir na árvore para colher aquela fruta madura e saborosa para você.  Use as dicas e os ensinamentos do Plano e vá buscá-la.  Acredite que ela será ainda mais saborosa quando colhida pelas suas próprias mãos.

Deixe uma resposta