Prepare-se bem

Sempre que nos preparamos para alguma empreitada, é natural que tenhamos em mente, prioritariamente, o sucesso da mesma.  Como já tivemos a oportunidade de comentar aqui mesmo neste espaço, acreditar no sucesso é um ingrediente poderoso para que o objetivo seja alcançado mas, por outro lado, não podemos deixar de nos preparar também para a possibilidade de encontrarmos obstáculos pelo caminho e isto, absolutamente, não significa pessimismo.

Imagine um comandante de navio que tenha se preparado apenas para navegar com bom tempo ao ter de enfrentar uma tempestade.  Acreditar, ter fé, ter confiança em alcançar os objetivos traçados não garante que tudo aconteça sem surpresas, sem imprevistos, sem problemas.

Aquele que está preparado para o pior, estará ainda mais preparado para o melhor.

Há alguns esportes que não admitem a hipótese do empate como, por exemplo, o volley e o basquete.  Os praticantes destas modalidades precisam iniciar cada partida preparados para a vitória e para a derrota pois nenhuma das duas alternativas podem ser encaradas como o final da história.  Outras partidas acontecerão e a perda de uma batalha não pode ser encarada como a perda da guerra.

Ao nos prepararmos para o pior, saberemos aceitar o eventual revés de uma derrota, apenas como uma fase do processo todo e aprenderemos a tirar proveito com a análise dos erros cometidos.

Não é a toa que, até hoje, a despeito do enorme avanço da tecnologia, a maior fonte de sucesso nas pesquisas de todas as áreas ainda seja o velho processo da tentativa e erro.

Errar e aprender com o erro, ajuda a desenvolver a humildade e a nos posicionar em nossa verdadeira dimensão. Ajuda a trazer nossos pés para o chão e a aplacar nossa prepotência.

A reflexão de hoje me remeteu ao meu curso de pilotagem aérea, em São Carlos-SP, quando tive a primeira experiência de encarar a turbulência de um vôo através de uma inocente nuvem. Foi uma surpresa e um desafio.  Como imaginar que um floquinho de algodão daqueles pudesse conter tamanha atividade. Foi um tremendo aprendizado.

Todo problema enfrentado e superado ajuda a valorizar o sabor de qualquer conquista.

Infeliz daquele que se prepara apenas para a vitória pois pode se sentir destruído após a primeira derrota e perder a motivação para dar a volta por cima.

Deixe uma resposta