Dia do Trabalho

Que beleza viver num país rico!

Não me mudei para o exterior não. Estou vivendo aqui mesmo no nosso Brazilzão velho de guerra e não perdi as faculdades mentais como muitos devem estar imaginando.

Afinal de contas vivo em um país com umas das maiores arrecadações de impostos tanto da face do planeta quanto de todos os tempos e isso é coisa de rico.

Nossas estradas, ou aquilo que temos a coragem e a cara de pau de chamar de estrada, são utilizadas pelos automóveis mais caros do mundo e nossos pedágios, com raríssimas exceções, são extorsivos mas se podemos pagar é porque somos ricos.

Nós pagamos regiamente os cidadãos que conseguem ser presos por qualquer que seja o crime que tenha cometido e remuneramos generosamente as famílias que possuem viciados em crack em seu meio. Aliás, bem melhor do que consegue viver aquele que insiste em trabalhar de sol a sol para sustentar sua prole.  Com um parente preso e um viciado em casa, está resolvido o problema de sobrevivência. Ora, se sobra dinheiro para sustentar esta marginália é porque nossos cofres estão abarrotados, ou seja, somos ricos.

Nossas escolas particulares estão entre as mais caras do mundo apesar de nossa classificação no ranking mundial ser pífia. Temos os alunos mais mal preparados e nos ombreamos, em termos de qualidade, com países de economia primitiva. Mas se pagamos sem reclamar é porque somos ricos.

Tudo aqui só funciona se for movido a cifrão. Ninguém estranha mais. Corrupção virou sinônimo de esperteza.

Estamos bem no Guiness. Temos o turismo mais caro do mundo, as viagens aéreas mais caras do mundo, as tarifas públicas mais caras do mundo, os salários públicos mais caros do mundo e por aí vai. Pagamos tudo isso por sermos ricos pois pobre não consegue pagar estas contas.

Temos a classe política mais mal informada do mundo pois enquanto a população toda sabe das falcatruas e dos enriquecimentos ilícitos que grassam entre eles, os próprios jamais sabem de alguma coisa. Ignorância total e desinformação convenientemente completa. Os pronunciamentos de nossos dirigentes retratam um país exemplar onde vive um povo feliz e bem assistido como nunca já se viu. Feliz e rico.

Meu pai recolheu sua previdência social durante toda a vida sobre o teto máximo, que era de 20(vinte) salários mínimos mas sua viúva, minha mãe, recebe menos de 3(três). Aposentados estão proibidos de parar de trabalhar sob pena de morrer à míngua. Escândalos financeiros surgem diariamente aos borbotões e a impunidade passeia incólume. As cifras são tão astronômicas que só mesmo uma economia extremamente rica poderia sobreviver ante tal descalabro.

Mas o país é rico, tranquilize-se.

Talvez mesmo por sermos tão ricos, podemos nos dar ao luxo de trabalhar menos e ter tanto feriado em nosso calendário. Comparem com o resto do mundo e verão a diferença.

Mas não nos enganemos pois em algum momento, alguma geração terá de pagar esta conta e seria muito bom se já pudesse ser a nossa para que nossos filhos, netos e descendentes pudessem viver num país talvez menos rico mas bem mais justo, sério e feliz de verdade.

Feliz Dia Do Trabalho.

Deixe uma resposta