Fazer o que precisa ser feito

O tempo é inexorável e dia após dia nossas estruturas físicas vão se esgotando e as mazelas vão aparecendo. Minha mazela da vez é uma baita artrose nos dois joelhos que estava transformando um simples caminhar numa sessão de tortura. Não houve como escapar e precisei substituir um dos joelhos por uma prótese total já sabendo que brevemente a mesma providência deverá ser tomada no outro joelho.

O que impressiona é o avanço da medicina pois menos de 24 horas após uma cirurgia desta magnitude, eu já estava iniciando alguns movimentos com a perna operada. Fiquei realmente entusiasmado. Outro viés positivo foi a quantidade de mensagens de otimismo e motivação recebidas aos montes por tantos e tantos amigos e parentes. Tenho ainda uma forte desculpa para passar grande parte do tempo diante da TV vendo o desenrolar da Copa do Mundo entre sessões de fisioterapia e toneladas de medicamentos.

O interessante é que o objetivo maior de todos estes procedimentos não é o de voltar a praticar algum esporte ou retornar ao tempo de atleta. Tudo o que se espera é voltar a conseguir a andar sem dor. Simples assim. Chama também à atenção a tal memória corporal que se apresenta imediatamente quando solicitada e faz ter valido a pena cada esporte praticado lá atrás na distante e saudosa juventude. São aqueles exercícios feitos a décadas que estão permitindo a velocidade excepcional de recuperação de hoje.

Fica fácil acreditar no cientista que afirmou  lá pra trazmente que o mais perfeito laboratório do planeta é o corpo humano. Nada se perde, tudo se aproveita e peças vão sendo trocadas mantendo o funcionamento do conjunto adequado às novas situações que vão se apresentando no dia-a-dia.

Lições aprendidas, lições compartilhadas. Quando se tem algo importante a fazer, o tempo é o mais importante dos componentes e a solução passa inexoravelmente por encarar imediatamente o monstro ao invés de adiar as providências. Não é difícil de entender que é mais fácil enfrentar um filhote de jacaré do que um crocodilo do Nilo adulto. Nada de desculpas! Se há algo a fazer, simplesmente faça. Tempo perdido é tempo irrecuperável.

Obrigado por tudo. Pelo apoio, pelo incentivo, pela torcida, pelo carinho e pelo sucesso que vem vindo a galope.

Deixe uma resposta