O que é Empreendedorismo?

foto0101

Se formos buscar no Google, não faltarão definições para a palavra Empreendedorismo, inclusive com citações sobre a origem francesa da mesma, com citações que avançam em direção a um passado profundo.

Mas, para nós, o que será que quer dizer esta expressão tão em moda?

Empreender, de uma maneira geral seria a capacidade de sair da mesmice. Seria também a capacidade de ver oportunidades onde outros só conseguem ver crises e problemas. Empreendedorismo seria, de certa forma, conseguir manter o sangue frio, a tranqüilidade, a serenidade e o sorriso no rosto diante , por exemplo, de uma situação de desemprego. Ou, (quem sabe?) a presença de espírito que consegue transformar o limão oferecido pela vida em uma suculenta e deliciosa limonada. Empreendedor seria aquele que consegue transformar suas habilidades naturais e/ou adquiridas em fontes produtivas de riqueza. É preciso que não se confunda Empreendedor com Empresário. Nem sempre o empreendedor é o dono de seu próprio negócio. Vê-se muito por aí afora empregados, funcionários, colaboradores com alto grau de empreendedorismo. São aqueles que se posicionam dentro das empresas como se fossem seus verdadeiros donos, sugerindo soluções para os problemas, solidarizando-se com os programas, auxiliando na busca e eliminação dos desperdícios. Enfim, o empregado empreendedor é aquele que veste a camisa da empresa, auxilia no seu crescimento e cresce com ela.

O outro lado desta moeda é a infinidade de empresários, que também existem aos montes por aí adentro, que carecem do mínimo de condição de ser um empreendedor. É aquele pseudo empresário que age como se a empresa devesse existir para servi-lo quando, na verdade é ele que deve existir para servir a empresa. Esta inversão de valores acaba sendo responsável pelo insucesso de um significativo número de empresas efêmeras, que surgem e desaparecem com velocidades parecidas. Seria maravilhoso se conseguíssemos pautar nossas mais corriqueiras atividades com generosas doses de empreendedorismo. Desta forma nossas atitudes seriam mais criativas, nós seriamos menos previsíveis e todos os nossos relacionamentos seriam muito mais enriquecidos. Empreendendo, viver seria um caminho de prazer e felicidade e não uma trilha de obstáculos cheia de pedras e espinhos. O Empreendedorismo ajuda a conviver com os erros encarando-os como uma forma de aprendizado que ajuda a balizar os caminhos mais viáveis em meio às intempéries naturais que acabamos por enfrentar de tempos em tempos.

Enfim, apesar do tamanho e da quantidade de letras, Empreendedorismo não é, definitivamente, um palavrão mas sim uma palavra mágica capaz de ser responsável por mudanças de vida espetaculares que acontecem pelos quatro cantos do mundo em diferentes dimensões, em diferentes cenários, em diferentes circunstancias mas sempre transformando radicalmente as mentes das pessoas que tem a ventura de descobri-la.

Foto: h.koppdelaney

2 comentários em “O que é Empreendedorismo?”

  1. muitas vezes nao vemos o empreendedorismo diretamente ,outras pessoas o desconhecem mas ele esta em qualquer lugar e vale apena estudar suas habilidades
    para que tenhamos sucesso no que buscamos!

Deixe uma resposta