O que é Marketing?

201

Este é o tipo de tradução complicada e descabida, uma vez que o termo é uma unanimidade mundial. Para que traduzir uma palavra que, em sua forma original é entendida e aceita por todas as beiradas deste planeta?

O fato, entretanto, de ser uma palavra cosmopolita não significa necessariamente que TODOS saibam seu significado pleno. Entre os próprios estudiosos há divergências e posicionamentos dos mais variados.

O Marketing, na verdade pode ser visto como um dos mais abrangentes temas que envolvem marcas e produtos. Desde o nascimento do primeiro embrião de uma idéia até sua mais completa definição e elaboração, todas as etapas podem ser enquadradas no campo do Marketing. Talvez por isso mesmo, muitos confundam marketing com propaganda quando propaganda é apenas um segmento importante do todo.

Certa ocasião tentaram traduzir para o nosso português tupiniquim como “Mercadologia” o que, como pode se notar, não deu o menor samba. E nem poderia, pois o conceito original é muito mais abrangente, e bota mais abrangência nisto.

Se o Marketing nasce com a idéia para um novo produto ou serviço, segue com o planejamento do projeto, o detalhamento das fases de execução, o desenvolvimento dos processos de produção, a escolha das formas de comercialização, o aprimoramento contínuo da qualidade, as gestões administrativas, sociais e financeiras e o monitoramento do desempenho no mercado. Dentro do Marketing há capítulos sobre a análise do perfil do consumidor e os desdobramentos mais generalizados sobre as estratégias desenvolvidas para atraí-lo e satisfazê-lo.

Falar sobre um tema tão apaixonante e tão vasto exige uma boa carga de humildade e de senso de observação, pois a cada momento surgem novos gurus pelo mundo afora, apresentando as mais inovadoras sugestões e as mais desafiadoras teorias. Faz-se necessário não ir acreditando em tudo o que aparece, pois generalizar pode acabar não sendo uma boa idéia. Já diziam nossos sábios avôs que cuidado e canja magra de galinha caipira nunca fizeram mal a ninguém.

Ao longo do desenvolvimento deste blog, iremos tratando deste tema da maneira contida na proposta original, que se origina em nossas experiências pessoais e observações colhidas ao longo da vida. Compartilhe suas experiências aqui conosco e seja bem-vindo.

Deixe uma resposta