Tipos de Empreendedorismo

102

Academicamente, costuma-se dizer com toda simplicidade que se destacam dois tipos clássicos de empreendedorismo: por necessidade e por oportunidade. Os próprios nomes determinam suas peculiaridades de maneira tão óbvia e direta que nem se justifica esticar o assunto para defini-los.

Nem tão simples assim é concordar com tamanha simplificação de um assunto de universo tão vasto. Afinal de contas, cada decisão empreendedora é cercada de tamanha diversidade de situações, detalhes, peculiaridades, facetas que justifica a quantidade de gurus que proliferam ao redor do mundo pregando teorias, sugerindo políticas, apresentando soluções e arrastando multidões de simpatizantes.

Então o que fazer? Ora, ora, ora. Nada de desespero, pois afinal de contas todos eles acabam estando certos, de alguma forma e o melhor é mesmo seguir aquela vozinha que vem lá de dentro impulsionando o empreendedor a agir.

O melhor tipo de empreendedorismo é aquele que auxilia na solução de algum problema imediato, pois empreender, na verdade, é achar um caminho novo que tenha passado desapercebido pela massa que insiste em não olhar para os lados e se deixa levar pelo tsunami da mesmice. Uma nova maneira de fazer alguma coisa já é, em si, um belo novo tipo de empreendedorismo. Afinal, sempre há situações que mesmo os estudiosos, teóricos e acadêmicos tem alguma dificuldade de enquadrar nos dois modelos clássicos. Você está desempregado e tem uma baita idéia inovadora. Neste caso, para que coluna da estatística irá? Da necessidade ou da oportunidade?

Esta variedade de possibilidades é que traz todo o encanto do estudo do empreendedorismo pois, afinal de contas não é mesmo um sistema binário (0 e 1, claro e escuro, alto e baixo), mas uma vastidão de alternativas que faz toda a diferença. Esta diversidade positiva leva à necessidade de preservar todos aqueles princípios básicos de não se lançar em qualquer empreitada sem o indispensável planejamento por escrito a ser seguido de maneira sistemática e responsável.

A propósito, qual seria o seu tipo de empreendedorismo?

Foto: Ideas For A Small Business

Deixe uma resposta