Conceituando Empreendedorismo

Segundo Ichak Adizes, conceituado estudioso da área da administração empresarial nascido na Iugoslávia e radicado nos Estados Unidos, “Empreender  é uma das quatro  funções básicas no processo de tomada de decisões das gerências das organizações, tanto para empresas como outros tipos de instituições.  As outras funções seriam: Produzir, Administrar e Integrar. Para ele, empreender está associado à questão de antecipação do futuro, do planejamento, da ousadia e identifica-se com as perguntas: “por que fazer?”, “para que fazer?”, “quando fazer” e “onde fazer”.

Poderíamos então dizer que atividades empreendedoras são aquelas que exigem, para sua realização, uma certa categoria de indivíduos sonhadores e inovadores, com reconhecida capacidade de trabalho, forte espírito de liderança, coragem para assumir riscos, enfim, pessoas imbuídas do desejo de transformar sonhos em soluções e que não abrem mão de levar em consideração todos os seus valores éticos aliados a um compromisso social.

Assim, o termo empreendedor assumiria, de repente, um significado próximo ao de transformador.

Quando dizemos aqui “indivíduos sonhadores” não estamos, de nenhuma maneira, valorizando os construtores de quimeras, os crentes em contos da carochinha, os que aguardam pachorrentamente que as oportunidades caiam do céu, diretamente no seu colo. 

 Nosso sonhador é aquele que vislumbra a luz do sucesso incandescendo o futuro e vai em busca do caminho que o levará até lá de maneira planejada, segura, persistente e responsável.  Nesse caso, sonhar é apenas o primeiro passo rumo à realização, mas não deixa de ser o passo fundamental, que acende a chama e ascende o espírito que estimula a criatividade, que provoca a motivação. 

Sonhar é o que diferencia o homem de todos os outros animais.

O sonho do empreendedor é um sonho diferente.  É um sonho alimentado por uma enorme força de fé.  Aquela fé que remove montanhas e que leva o sonhador a atingir os seus objetivos.  Aquela fé cantada e decantada nos manuais de auto ajuda e que tem o poder de levar o sonhador até a realização de seu objetivo. Aquela fé que faz com que o participante de pesquisa de novos medicamentos, atinja a cura tomando placebo. 

O empreendedor vive com a certeza de que irá vencer e caminha com firmeza rumo ao sucesso.  Para ele, obstáculos não são barreiras mas etapas a serem vencidas.  Obstáculos não intimidam, desafiam.  Cada obstáculo vencido é um novo gol marcado na partida contra a realização do sonho e vencer muitos obstáculos significa ganhar de goleada, o que, convenhamos, é muito mais saboroso do que ganhar de um a zero.

Deixe uma resposta