Olhar, ver e enxergar não são a mesma coisa.

Basta abrir qualquer jornal, qualquer dia que nos deparamos com notícias interessantes e aparentemente alarmantes como:

– Apesar do fim da CPMF, arrecadação subiu

– Bastou a arrecadação subir para os gastos do governo dispararem

– O governo precisa aprender a gastar menos

E por aí vai.

Aparentemente alarmantes sim, mas apenas para quem não conhece certas outras notícias menos divulgadas lamentavelmente.

Quer um exemplo?  O estado de Minas Gerais apresentou um déficit de 12% no orçamento e lançou mão de uma moratória em 2003 para, em 2006 apresentar um superávit de R$ 3 bilhões para investir.

Milagre?      Nada disso.

Apenas um trabalho que começou com estabelecimento de metas realistas de redução de despesas e combate ferrenho à sonegação.

Para muitos, uma notícia destas seria simplesmente impossível em nosso país onde a tradição do jeitinho e a proliferação da corrupção constituem o prato do dia há séculos.

É muito bom poder perceber que tem jeito, sim senhor, de resolver este problema de estado de saúde terminal e permanente das finanças públicas brasileiras e o remédio testado e aprovado por Minas Gerais veio de uma empresa de consultoria privada.  Ah, e o que é melhor, uma empresa genuinamente brasileira.

Esta foi, sem dúvida a melhor notícia veiculada pela edição da revista HSM MANAGEMENT, do bimestre julho/agosto de 2008.

Se você ainda tem um fio de esperança no futuro de nosso Brasil, não deixe de procurar este exemplar e ler a matéria de capa com a entrevista de Vicente Falconi, professor emérito da Universidade Federal de Minas Gerais e sócio fundador da INDG, firma de consultoria que está se transformando numa poderosa multinacional nesta área.

Afinal, para enxergar é preciso ver o macro e o micro e para isso é preciso olhar as coisas de maneira objetiva e decidida, não é mesmo, professor Falconi ?

Obrigado por restituir meu tão saudoso otimismo.

Excelentíssimas autoridades, vamos olhar para o futuro de maneira a ver e identificar ações corretas a serem desenvolvidas.  Só assim poderemos enxergar e até mesmo experimentar o gostinho do progresso e do sucesso.

 

Deixe uma resposta