Como conseguir solucionar problemas de qualquer natureza.

O real sentido da vida consiste em uma interminável coleção de problemas e a, também interminável busca por suas respectivas soluções.  Vamos sugerir uma rotina a ser desenvolvida para a busca mais efetiva possível da solução de qualquer tipo de dificuldade.  Na verdade, nada mais do que um pequeno exercício de sistematização

PROBLEMA – É o nome que se dá a qualquer coisa que desconhecemos e temos interesse em conhecer. Ele não tem preferência por área de atividade, cor, sexo, idade, religião, escolaridade, horário etc  Pode ser simplesmente a tentativa de lembrar onde colocou os óculos após a última leitura até as desigualdades sociais, a fome no mundo ou as dívidas a pagar após o recebimento do salário.

PESQUISA – É todo o procedimento envolvido na busca da solução do problema.  Se o problema é o fato de ter ficado desempregado, a pesquisa serve para ajudar a relacionar nossas habilidades de maneira a orientar melhor sobre o alvo de envio de currículo e se é a resolução de uma equação de segundo grau, pode ser a busca do delta para a aplicação da Fórmula de Bháskara.  Ao se ouvir a palavra pesquisa vem logo à mente um ambiente esterilizado, cheio de gente uniformizada com jalecos brancos, milhões de computadores e máquinas especiais piscando e repletas de leds coloridos e acesos em diferentes intensidades mas, na verdade, pesquisa é algo muito mais simples e abrangente.  Tem uma dúvida, um problema, uma curiosidade? Inicie imediatamente seu processo de busca da solução. Comece sua pesquisa imediatamente.

PLANEJAMENTO – É a orientação dos esforços de maneira a otimizar o tempo e atingir os resultados de maneira mais eficaz. Não é algo que se encontra apenas em grandes empresas, multinacionais, conglomerados econômicos e utilizada por doutores, pós graduados, gênios ou autoridades de qualquer natureza. Todo o tempo que se investe para planejar é devolvido com juros e correções na hora de desenvolver os passos que levam à solução. Não pode haver nada pior para tentar solucionar qualquer problema do que se lançar de cabeça e intempestivamente na busca da solução sem critério e sem realizar uma pesquisa adequada seguida de um planejamento inteligente.

ESTRATÉGIA – É a otimização do Planejamento. É a busca do passo-a-passo ideal. É a conseqüência de um bom planejamento. Uma boa estratégia ajuda a estabelecer uma escada lógica cujos degraus devem ser galgados um a um, sem afobação e com o aproveitamento gradual das parcelas da solução que se vão obtendo. Estratégia é o melhor caminho para se minimizar o surgimento de surpresas.

ESFORÇO – Utopia imaginar que se atinge qualquer objetivo sem esforço. Não se trata de força física ou de potência muscular mas de utilização intensa da mente e dos conhecimentos gerais que possam servir e ser utilizados na empreitada proposta pelo problema inicial. Os vovos tinham razão quando profetizavam cheios de pompa e circunstancia: O sucesso não cai do céu. É preciso muito esforço para cumprir a estratégia emanada do planejamento sem desvios e sem improvisações.

EQUILIBRIO – É a dosagem do esforço para manter combustível suficiente para o cumprimento de toda a jornada advinda do Planejamento Estratégico. Faltas e excessos são igualmente prejudiciais e os esportistas de alto nível dão exemplos permanentes e excelentes da importância deste quesito. O início de qualquer maratona apresenta vários pseudo atletas disparando na frente dos campeões por alguns poucos minutos.  O equilíbrio serve para identificar os pontos onde se deva dosar adequadamente o esforço em cada degrau da nossa escada.

DENODO – É a dose necessária de coragem, de intrepidez, de ousadia para se entregar à realização de qualquer empreitada. Principalmente em tempos difíceis envolvendo crises das mais diversas naturezas, é preciso denodo para empreender e buscar uma posição de destaque em meio à enorme competitividade dos tempos atuais.

DESENVOLVIMENTO – Tudo se faz, tudo se busca, tudo se tenta para desenvolver uma idéia que vise a solução de um problema. Os antigos, em sua profunda sabedoria já proclamavam aos quatro ventos: É para a frente que se anda.  Este deve ser o espírito do desenvolvimento aqui mencionado, no sentido de ir em frente aprendendo com os erros mas dando passos à frente.

DETERMINAÇÃO – Não desistir diante dos obstáculos que, certamente, surgirão pelo caminho.  Acreditar sempre e confiar nas decisões tomadas. Lembrar que o sucesso existe e é alcançável por todos. O simples fato de estarmos vivos nos permite colocar uma medalha de ouro no peito por termos sido vencedores da primeira e atribulada corrida de obstáculos em que nos lançamos para fecundar o óvulo materno.  Esta determinação precisa nos acompanhar ao longo da vida em busca de outras medalhas.  Em busca da solução de nossos problemas.  Em busca do sucesso.

INSISTENCIA – Impossível deixar de lembrar do grande exemplo deste importante tópico de nossa proposta: Thomaz Alva Edison que, para chegar ao filamento que permitiu patentear a primeira lâmpada elétrica, testou mais de 400 materiais.  Encarou cada erro como uma lição que lhe indicava estar fora do caminho exato e o impulsionava em outra direção.  Cada erro fechava uma porta e o conduzia a outra até chegar àquela que o levou ao sucesso. O exemplo de Edison nos faz refletir sobre a enorme diferença entre insistência consciente e teimosia gratuita.

INVESTIGAÇÃO – Quem busca solução para um problema ter de se munir de um enorme espírito de investigação. Espírito puro e desarmado de investigação, aceitando os resultados surgidos independentemente das próprias preferências pessoais. Ao se buscar uma resposta que acreditamos estar no norte, precisamos aprender a aceitar o fato de encontrá-la no sul.

ILUSTRAÇÃO – Os designers nos ensinam que, muitas vezes, uma imagem pode mesmo valer mais do que mil palavras e assim, sempre que possível, devemos ilustrar nossa pesquisa com imagens, figuras, gráficos e tabelas que auxiliem na compreensão do caminho que viermos a escolher para se chegar à solução do nosso problema e ao fim de nossa pesquisa

RECURSOS – Aqui estamos focando a solução dos problemas empresariais que sempre passam pela necessidade de investimentos em recursos materiais, humanos e financeiros.  É a hora de saber a diferença entre dinheiro em caixa e disponibilidade financeira para resistir à tentação do consumo e saber o tamanho das pernas antes de dar cada passo. Ter o dinheiro na mão nem sempre significa que ele está disponível pois pode haver contas a pagar e a vencer que precisarão ser honradas no momento oportuno.

RAPIDEZ – Outra vez ditados antigos nos mostram  o caminho: Deus ajuda quem cedo madruga ou Quem chega primeiro bebe água limpa. É importante ser rápido no gatilho para se vencer um duelo e isto significa que deixar para depois pode significar chegar tarde demais.  Uma boa idéia nem sempre nasce em apenas uma cabeça e pode, perfeitamente, surgir simultaneamente em várias.  A rapidez, a agilidade em colocá-la em prática fará toda a diferença.  Chegar depois pode significar perder a vez.  Deixar para amanhã pode significar perder a chance de vencer.  Lerdeza não é uma característica das mais presentes entre vencedores.

RESULTADO – O troféu almejado.  A resposta do problema. O resultado da pesquisa. O fim da etapa. A realização do sonho.  O prêmio pelo esforço.  A recompensa pelo denodo.  O retorno dos recursos.  A solução da investigação. O pódio. A chegada ao objetivo almejado. O combustível para novos desafios.

 

Deixe uma resposta