Pavimentando o caminho do empreendedor – I

E quais seriam estes pontos de mudança que serviriam para ajudar na pavimentação do caminho para o sucesso empreendedor ?

É claro que seria possível enumerar uma enorme quantidade deles mas não estamos preocupados com quantidade e sim com eficiência e eficácia e deixo aqui uma proposta de exercício ao meu leitor para que amplie esta pequena lista abaixo.

 

Não pense no cliente, pense como o cliente

Imagine-se um fabricante de balanços pressionando seus departamentos de criação, projeto e produção para lançar no mercado o mais espetacular balanço que já tenha existido, cheio da mais moderna tecnologia, materiais de última geração, design revolucionário e candidato a receber o prêmio de Inovação do Ano e, depois descobrir que seu cliente estaria completamente satisfeito com um velho pneu amarrado em uma corda pendurada ao galho de uma árvore de seu quintal.  Se, como dizem, a propaganda é a alma do negócio, o cliente é a própria razão de ser do negócio.  Sem cliente não existe negócio.  Todo ambiente empresarial deve ser  concebido e composto sob o ponto de vista do cliente, direcionado a ele, objetivado ao conforto e aos interesses dele.  Nosso negócio deve estar direcionado às soluções dos problemas e ao atendimento das necessidades do cliente.  O cliente não pode ser tratado como detalhe.  Na verdade, nós somos o detalhe que pode fazer a diferença quando se trata de sua fidelização.

Pare de olhar para baixo e comece a olhar para cima

Valorize-se mais.

Lembre-se que já para nascer você teve de ser o ganhador de uma tremenda corrida contra milhares de concorrentes desesperados para chegar até aquele óvulo antes de você.

Sua hora de empreender, sempre é agora, pelo simples fato de ser um vencedor, ora bolas.

Ao olhar para cima, consegue-se enxergar mais longe e vislumbrar novas oportunidades.

Olhar para cima significa trocar a luz da lanterna pela luz do sol, da lua e das estrelas. Olhar para cima significa enxergar-se ocupando a posição do sucesso, o lugar do vencedor, o mais cobiçado lugar do pódio.

Olhar para cima significa saber que pode chegar lá.

Quem olha demais para baixo, acaba batendo com a cabeça em algum obstáculo.  O medo de tropeçar pode acabar gerando uma queda maior.

Se fosse para olharmos para baixo, Deus teria feito nossos olhos nos pés e não na cabeça.

 

Fale menos e ouça mais

Ouvir é mesmo muito mais difícil do que falar mas é necessário que nos exercitemos até conseguirmos superar essa dificuldade.

Ao sermos procurados por um cliente, temos diante de nós alguém com um problema a ser resolvido ou com uma necessidade a ser satisfeita e o caminho mais curto para se chegar até a realização deste desejo é ouvir com a máxima atenção o que ele tenha a dizer.

É fundamental.

É lógico.

É claro.

É extremamente necessário para atingir o sucesso.

A natureza nos deu uma pista valiosa deste preceito ao nos equipar com duas orelhas e apenas uma boca.

Todos gostam de atenção e não é diferente com nossos clientes, por isso, para confirmar um alto grau de atenção basta que aprendamos a ouvir mais, ouvir melhor, interagir diretamente com o interesse daquele que está nos procurando. Esta atitude é o que se chama de prestar atendimento.

 

Deixe de ser teimoso para ser persistente

Insistir em algo sem planejamento e com evidentes sinais de insucesso, além de teimosia é burrice.

Persistência é o que levou Edison a testar centenas de filamentos até conseguir um que mantivesse acesa sua histórica lâmpada elétrica.

Teimosia é ver seu negócio entrar em uma fase de franca decadência e se recusar a mudar de rumo, continuando a fazer as mesmas coisas, das mesmas maneiras e marchar inexoravelmente para o abismo.

Empreendedores com esta sensibilidade, ao perceberem esses sinais, muitas vezes, além de mudar de rumo, mudam de ramo.

Não são comuns histórias de sucesso sem muita luta pelo caminho e onde há luta há vitórias e também derrotas numa seqüência infinita. Aquele que desiste nos primeiros tropeços, reduz demais suas chances de ganhar a guerra, de vencer a batalha final, de cravar a tão sonhada medalha de ouro no peito.

Na história da natação são comuns os relatos de grandes campeões que começaram no esporte para suprir algum tipo de deficiência física.  Imagine-se o grau de persistência e de superação para chegar a ser um atleta de elite competindo com concorrentes não portadores destas mesmas deficiências.

Persistência é tenacidade, é uma forma de qualidade enquanto teimosia é sandice e uma tremenda forma de defeito.

 

Deixe uma resposta