O Objeto do Plano de Negócio(produto ou serviço)

Quem pretender construir um bom Plano de Negócios deve lançar mão de algo onde possa registrar da forma mais detalhada possível, tudo o que puder  obter  de informações sobre o objeto do Plano.

Aqui o empreendedor deve detalhar com a maior riqueza de detalhes possível o que pretende fazer, qual será o seu negócio e por que acredita no seu sucesso.  Deve também detalhar como, por que e por quem o negócio será desenvolvido e se certificar de que o mercado pode, realmente, consumir aquilo que será oferecido através do novo negócio.

É mais comum do que se pode imaginar, a quantidade de negócios que nascem sem a devida análise de todos os seus detalhes e que acabam engordando as estatísticas das empresas que sofrem de morte prematura.

Um dos fatores que gozam de unanimidade entre os analistas é o da necessidade de se fazer um plano detalhado de qualquer que seja o negócio que se queira empreender.

Deve haver um foco fechado sobre a atividade a ser exercida de maneira a estabelecer um diferencial visível junto ao mercado consumidor.  O mercado precisa notar um negócio como fonte de solução de algum problema específico.  No caso do mercado consumidor, o uso de uma metralhadora giratória, prometendo solução para todos os problemas e se lançando como uma Panacéia Universal, pode até ter tido alguma sobrevida na realidade de mercado de muitos anos atrás, mas hoje não teria a menor chance de sobrevivência.  Estamos vivendo a época da especialização e da valorização do tempo.

Ao primeiro pensamento sobre o desejo de se abrir algum novo negócio, o empreendedor deve focar exatamente o real objeto deste negócio, sua natureza e os pontos que lhe permitam a expectativa de vir a ter sucesso.

Não se deve nem pensar em abrir um negócio se não tivermos algum  bom conhecimento dele.

É muito comum alguém abrir um negócio apenas por observar pessoas ganhando algum dinheiro naquele ramo.

O que transparece são apenas as flores, mas não devemos nos iludir sobre a eventual aparência da inexistência de espinhos.

Todo negócio tem os seus segredos e suas dificuldades.

Todo negócio, para chegar ao sucesso exige trabalho árduo, persistência, empenho, foco e muito conhecimento do ramo.  Não se deve, nunca, entrar amador numa área povoada de profissionais.

Portanto, saiba tudo do seu negócio antes de abri-lo.

Deixe uma resposta