O Plano de Negócio

Sabe-se que todo negócio, assim como todo ser vivente, tem seus ciclos de desenvolvimento que vão desde o planejamento inicial, a elaboração, o nascimento, o crescimento, o declínio e a morte.

Sabe-se também que muitos negócios têm morte prematura e sucumbem logo nos primeiros anos de vida por uma série interminável de razões enquanto outros têm vida longa e saúde suficiente para uma existência longa, quase eterna.

Um dos principais motivos de fechamento de uma empresa é a falta de planejamento apesar de que o simples planejamento, por mais cuidadoso que seja não é garantia suficiente para uma vida mais longa.

Ora, se mesmo com todo um planejamento cuidadoso existe o risco de um empreendimento não dar certo, imagine então sem esse cuidado básico.

As chances de desastre seriam infinitamente maiores.

Vamos então nos deter para analisar o que poderia ser chamado de um Plano de Negócios.

Em primeiro lugar, Plano de Negócios é algo escrito e não um registro mental de fatos deixados apenas na memória de seu idealizador.

Diz-se que negócio é algo que deve ser tocado por música escrita em uma partitura e regida por um maestro e não uma peça executada de ouvido por um executante amador pretensioso.

A bem da verdade, quanto maiores e mais detalhadas forem as informações inseridasem um Planode Negócios, maiores serão as chances de se detectar dificuldades e conseguir buscar as respectivas soluções.

Isso não quer dizer, entretanto, que se mede a qualidade de um Plano de Negócios pela quantidade de páginas que o compõe.

Podem-se encontrar no mercado, dezenas, centenas de modelos de Planos de Negócios e não se pode dizer, sem prévia e crítica análise, que um seja melhor ou pior do que o outro.

O mais importante é que cada informação, cada palavra escrita, cada dado inserido tenha recebido a devida atenção e tenha sido verdadeiramente discutido a confrontado com suas reais possibilidades de sucesso.

Um Plano de Negócios pode ser comparado a um projeto de um edifício onde cada detalhe é analisado e calculado com todo cuidado e rigor de maneira que, da mesma forma que um engenheiro realiza sua construção sobre o projeto, o empreendedor construa seu negócio sobre o Plano de Negócio.  Nenhum engenheiro ignoraria o projeto para tentar construir um edifício a esmo ou de memória.  De nada adiantaria realizar um cuidadoso Plano de Negócios para, depois, no momento de transformá-lo em realidade, deixar tudo de lado e se passar a “tocar de ouvido”.  Seria um tremendo contra-senso e todo o tempo consumido na elaboração e no aprimoramento do Plano de Negócios estaria, irremediavelmente perdido, desperdiçado.  Por outro lado, cada minuto despendido na elaboração do Plano possibilitará economizar horas durante o período de construção e sobrevida do negócio.

Deixe uma resposta