Plano de Negócio – Concorrência

Quem são seus principais concorrentes?

Onde estão localizados?

Quais suas políticas de vendas?

Quais são os seus respectivos conceitos junto à clientela?

Podem ser enfrentados?

Como?

Ao analisar um concorrente é preciso entendê-lo como um adversário, mas jamais, como um inimigo.

Há inúmeros casos de associações bem sucedidas entre concorrentes.

O que não se pode é iniciar qualquer negócio sem ter uma idéia bem conformada sobre a atuação da concorrência de maneira a ter elementos suficientes para conseguir sobreviver e crescer a despeito de sua atuação.

Na verdade uma concorrência forte é mais saudável do que prejudicial pois nos obriga a permanecer alertas, ativos e confiantes em 100% do tempo, não dando margem a acomodações que podem vir a custar extremamente caro do desenrolar do desempenho empresarial.

Uma das grandes provas do valor positivo da concorrência é a concentração de empresas do mesmo ramo em determinada região nas grandes cidades.  Ruas e até bairros inteiros prioritariamente ocupados por concorrentes são até comuns de se encontrar em muitas cidades pelo mundo afora com resultados altamente positivos para todos.

É o estudo da atuação do concorrente que ajuda a parametralizar a própria atuação em termos de qualidade no atendimento ao cliente, política de preços, dimensionamento de estoque e priorização de investimentos.

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