A abrangência do Marketing

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Uma palavrinha seria suficiente para detonar logo esse assunto de uma vez por todas: INFINITA. Isso mesmo, imagine só. Se o marketing é mesmo algo que se inicia a partir do nascimento de uma idéia e segue firme, em frente, até a consumação da dita cuja em forma de um novo produto ou serviço nas mãos do consumidor final, fica até mais fácil destacar o que não seja da abrangência do marketing.

Começando com a luz de uma idéia inovadora, o passo seguinte é juntar todas as informações pró e contra no sentido de definir sua viabilidade.

Ah, é viável? Então é preciso dimensionar valores, definir padrões, detalhar peça por peça num projeto mais completo possível e deixar tudo pronto para o pontapé inicial da transformação mágica de sonho em realidade.

Essa parte ficou pronta? Pensa que acabou? Nada disso. Depois de resolver todos os problemas de produção e processo com seus custos diretos e indiretos e a definição do preço final de venda, como se fará a colocação nas mãos dos consumidores? Venda direta? Uso de distribuidores e representantes? Internet? Balcão? Chegou a hora de determinar a maneira que o público vai conhecer esta novidade. É o que se chama de divulgação, informação, publicidade, propaganda.

Para muitos, esta é a parte lúdica e mais saborosa do processo. O momento onde a mente vaga pelos campos da criatividade buscando a melhor forma de fazer o público alvo ficar também apaixonado e disposto a pagar por isso.

Como se sabe que qualquer paixão pode sofrer altos e baixos, todo o círculo se reinicia imediatamente na busca de inovações que permitam manter o interesse e maximizar a rentabilidade geral de tudo.

Essa é a imensa e deliciosa abrangência do marketing.

Foto: BeeWeb

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