Empreender se aprende

Houve uma certa época em que se dizia que empreendedorismo seria um dom inato e que, por isso mesmo, não haveria como aprender em qualquer escola. Ou se nascia empreendedor ou… Acatar esta máxima seria o mesmo que tecer semelhante comentário sobre a música, a literatura ou a pintura.

O que diriam as faculdades de música, de letras e de artes plásticas?  Felizmente a idéia não achou solo fértil para germinar e hoje, o que se vê é a disciplina “Empreendedorismo” aparecer nas grades curriculares da maioria dos cursos superiores e até mesmo técnicos do ensino médio.  A tendência é tão forte que as discussões avançam no sentido de ampliar as cargas horárias, tamanha a importância já creditada ao benefício auferido pelo formando equipado com as técnicas e posturas recomendadas pela matéria.

Elaborar um bom Plano de Negócio exige um bom embasamento teórico e uma prática redacional específica para que se alcance o sucesso almejado. Cada vez mais os profissionais de todas as áreas se convencem dos benefícios de tocar seus negócios “por música”, com partituras escritas e corrigidas, harmonicamente equilibradas fugindo dos perigos e armadilhas que aparecem quando se “toca de ouvido”. Assim como os experts em música detectam as performances harmonicamente pobres, os experts em negócios detectam os projetos empreendedoristicamente pobres.

Grandes bancos, agências de financiamentos e até organismos governamentais especializados possuem em seus quadros, departamentos voltados especificamente à análise criteriosa de Planos de Negócio e, assim, já começa a surgir um jargão próprio e uma formatação específica que o empreendedor neófito precisa conhecer. Afinal de contas, qualquer investidor sério quer segurança na hora de colocar seu capital na viabilização de uma proposta nova, inovadora e potencialmente rentável.

Hoje não há mais desculpa que justifique ignorância dos mais delicados detalhes do empreendedorismo. Qualquer site de busca na internet oferece uma enorme gama de títulos, portais, blogs, sites, revistas especializados no assunto. É tão melhor começar alguma coisa da maneira correta, entrar em qualquer lugar pela porta da frente que fica fácil entender as vantagens oferecidas em encarar o empreendedorismo como algo que se pode, sim, aprender e tirar todo o proveito advindo do seu conhecimento.

Foto: Conexão Vivo – Por Paulo Lacerda

Deixe uma resposta