A Guinada

44

Incrível como certos fatos, aparentemente desprovidos de qualquer significância, acabam se convertendo em verdadeiras guinadas na vida da gente.

Há alguns anos, estava eu em um posto do DETRAN tratando do pagamento do IPVA do carro e sendo atendido por um garoto extremamente agradável, atencioso e eficiente em seu trabalho quando entabulamos um descompromissado bate-papo enquanto o documento se processava.

O rapaz logo me identificou como professor da faculdade onde estudava e a conversa ficou bastante animada, passando por fatos da escola, da vida, do futebol e outras banalidades.

De repente meu interlocutor soltou:

— Pois é, professor, hoje eu tenho uma profissão digna e completamente reconhecida por onde quer que eu vá. Tenho até uma carteirinha que me identifica. Com foto e tudo. Lá está escrito: Profissão: ESTUDANTE.

Prontamente repliquei:

— Você acaba de dizer que se forma no final deste ano. Muito bem. E aí, então, qual será sua nova profissão?

Ele nem pestanejou e detonou na bucha:

— DESEMPREGADO!

Talvez o moço nunca venha a saber que esta nossa conversa de poucos minutos desencadeou em mim um tremendo desejo de fazer alguma coisa para ajudar a mudar esta realidade tão verdadeira e tão cruel que se abate sobre um enorme contingente de jovens por este Brasilzão afora.

Comecei a pensar sobre o assunto, ler tudo o que me chegava às mãos, assinar revistas e acessar sites sobre empreendedorismo.

Hoje, como presidente de uma cooperativa de consultores e professor universitário, sempre que me é dado o ensejo de falar a jovens, relembro o episódio e procuro levar alguma esperança e alguma mensagem positiva de otimismo a essa garotada que se prepara, rala, conquista um canudo e dá de cara na porta fechada do mercado de trabalho.

Dia desses fiquei lisonjeado quando flagrei um aluno na sala do coordenador de um dos cursos onde leciono dizer com todas as letras que minhas aulas estavam menos para simples transmissão de conhecimento e muito mais para uma sessão de auto-ajuda.

Obrigado, amiguinho do DETRAN, você não sabe, mas foi o grande responsável por essa guinada no meu foco de estudos. Valeu.

Foto: Uêba

Deixe uma resposta