O dia da Religião

Os últimos quatro anos, vivi-os no estado do Espírito Santo, especificamente na bela cidade de Vila Velha e hoje é 12 de abril de 2010, uma segunda-feira, dia em que se comemora o dia da Padroeira, Nossa Senhora da Penha, homenageada permanentemente no famoso Convento da Penha, aqui mesmo em Vila Velha.

Todos os dias do ano o convento recebe dezenas, centenas de visitantes e a visita vale mesmo a pena tanto sob o ponto de vista dos fiéis religiosos quanto dos amantes da arte, da história e da beleza. O lugar é aprazível, a vista maravilhosa e o ambiente exala paz, silêncio e convida à meditação.

Aproveitei para dar uma rápida vista d’olhos na quantidade de feriados religiosos que existem no nosso calendário e imaginei o quanto estariam custando à economia do país.

Em primeiro lugar o país oferece total liberdade religiosa e, como todos os feriados desta natureza são de origem católica, aqueles que professam outras fés ficam obrigados a guardar estas datas contrariando sua própria liberdade religiosa.

Lanço aqui uma idéia de conciliação: Por que não eliminar todos os feriados religiosos e criar um único que seria o Dia da Religião? Nesta data todos os participantes de todas as religiões teriam o seu dia para homenagear a sua fé, a sua crença, sem conflito com ninguém e com nenhuma outra corrente mística.

Seria uma medida de respeito geral e não a uma única igreja, além de trazer uma tremenda vantagem à economia do país.

O primeiro dia do ano, por festejar a Confraternização Universal, seria uma data excelente para o Dia da Religião.

Deixe uma resposta