Planejando o Plano B

Dia desses, li um artigo muito interessante no Portal HSM, assinado por Julio Sergio Cardozo, que gostaria de compartilhar com os leitores do meu blog. Como o artigo é, para os propósitos deste blog, um pouco extenso, estou fazendo um apanhado nas boas idéias que ele apresenta. Venham comigo:

– Como o inesperado vive acontecendo sem prévio aviso, é importante que tenhamos um Plano B que, na maioria das vezes, pode ser a troca da estabilidade de um belo emprego por um vôo solo através de um negócio próprio.

– Sabemos que mudar não é algo tão fácil assim. O ser humano se acostumou ao comodismo e não foi preparado para começar tudo do zero, sobretudo quando se está com mais de 40 anos. O brasileiro, aliás, não pensa no que virá, só vive o aqui e agora. Um grande erro.

– Milhares de pessoas têm sinais de que seu prazo de validade no mundo corporativo ou em atividades nas quais estão envolvidas vai acabar (em muitos casos, já acabou). O problema é que ficam inertes, preferem a posição de defesa, rezam para que nada aconteça e os tire da zona de conforto. Até que o dia “D” chega, o desespero bate à porta. O que fazer?

– Infelizmente, ficar olhando o inesperado acontecer é deixar sua vida nas mãos da sorte e sabemos que nada cai do céu. Ir traçando dia após dia seu futuro não só garante que o infortúnio não o atinja, como permite alcançar os sonhos desejados. Mas para isso, talvez seja necessário mudar de rota no meio do caminho. Quem fica atento aos sinais que a vida dá, certamente conseguirá trilhar um rumo diferente na hora certa.

– É simples assim? Claro que não. Algumas vezes acertamos, outras erramos. Não há como escapar. O que importa é ter a sensação de que as ações necessárias foram tomadas. Só não deixe para os 45 do segundo tempo. Você pode não sobreviver antes do apito final. Planeje agora sua vida e tenha um futuro de sucesso.

Mais uma vez encontramos alguém que comunga do nosso pensamento sobre a importância do Planejamento. Estar permanentemente antenado sempre é uma postura positiva.

Deixe uma resposta