Trababilidade ou Trabalhidade? Sonhabilidade.

A evolução, a globalização, o avanço tecnológico, o aumento da oferta de mão-de-obra, a velocidade alucinante de surgimento, crescimento e desaparecimento de novas alternativas de negócio trouxeram à tona o conceito de TRABALHIDADE ou TRABALHABILIDADE.

Como se pode notar, desaparece a raiz “emprego” para dar lugar à raiz “trabalho”.  Nesta conceituação, torna-se cada vez mais tênue o vínculo entre quem contrata um serviço e quem executa esse serviço. A figura da “carteira assinada” dá lugar a outras formas de contratação de mão-de-obra.

Surgem os trabalhadores autônomos, as cooperativas, a terceirização, o trabalho temporário. O trabalhador começa a perceber que pode emprestar suas habilidades e seus conhecimentos a vários senhores simultaneamente auferindo melhores resultados financeiros e usufruindo de uma maior sensação de liberdade.

O empreendedorismo pode contribuir com toda a sua força e com toda a  possibilidade de vir a se tornar a ferramenta verdadeiramente capaz de promover esta conscientização para a realidade do novo mercado de trabalho.

Através do estudo e do treinamento das técnicas e conceitos do empreendedorismo, as palavras emprego, empregabilidade e trabalhabilidade perderão os seus sentidos teóricos e se tornarão meros sinônimos de luta, de conquista, de objetivos plausíveis, de determinação, de realização e, até de vitória.

Hoje já se inicia o uso de um novo vocábulo que humaniza a análise e coloca no centro da discussão, o ser humano com suas peculiaridades, suas sutilezas, suas virtudes e suas falhas.

Trata-se de SONHABILIDADE onde a capacidade de sobrevivência, de realização e de sucesso não se dissocia da capacidade de sonhar, de almejar posições mais altas na pirâmide social.

Ao formular a pergunta do título, “Quando empreender?” é preciso ter em mente que, muitas vezes empreender significa mudar. Mudar de postura, mudar de conduta, mudar de hábitos, mudar de opinião, mudar de sonhos, mudar de paradigmas.

Muitas mudanças significam cultivar uma boa dose de humildade para admitir, em alto astral, que alguém está fazendo algo melhor do que somos capazes de fazer, que enxergou algo que não conseguimos vislumbrar, que descobriu um nicho que nunca sequer imaginamos e isso tudo é mesmo bastante difícil.

Brigar com os outros sempre foi fácil e a prova disso é a enorme beligerância do ser humano. Olhe em volta e observe a quantidade enorme de guerras que grassam por todo lado.  O bicho gente adora brigar com seu semelhante.

Mas existe um animal com o qual o homem sente enorme dificuldade de brigar e o nome dele é… si mesmo.

Para conseguir aceitar a necessidade de mudança, o homem terá de conseguir vencer a esta luta íntima e identificar seus pontos a serem mudados.

Prepare-se. Não é nada fácil mas, como já aprendemos que não existe o impossível…

Deixe uma resposta