Pavimentando o caminho do empreendedor – II

Continuamos nossa pequena listagem de atitudes a serem assumidas por quem tem pretensões de vir a ser um empreendedor de sucesso.

 

Duvide da sua certeza e busque mais conhecimento

Há muito se ouve por aí que estamos vivendo uma época onde o bem de maior valor é o da informação.  Um dos primeiros e grandes pensadores a bater nesta tecla foi  Alvin Tofler

Estará mais preparado para o sucesso aquele que detiver a maior quantidade de conhecimentos através da constante busca e aproveitamento de quantidades cada vez maiores de informações.

A palavra de ordem do momento é “Educação Continuada”, que nada mais é do que aceitar o fato de que precisamos estar permanentemente estudando e nos mantendo informados sobre tudo o que esteja surgindo de novidade.

Não há mais espaço para quem acredite que sabe tudo e que não precisa de mais nada.

A própria evolução tecnológica, responsável por lançar novidades e mais novidades, uma em cima da outra, tornando obsoletas muitas vedetes recentes, deve ser a força motivadora para que nos mantenhamos na vanguarda do conhecimento e possamos conviver cada vez melhor com tudo o que vem surgindo por aí.

Cada vez mais os empreendedores lançadores de novidades estão lançando seus produtos para um mercado cada vez mais necessariamente empreendedor.

Aquele que acredita que atingiu o topo do conhecimento, em qualquer área, poder até não estar percebendo num primeiro momento mas, com certeza, acabou de entrar em queda livre e começou a ser ultrapassado por tanta gente que, ao tomar consciência de seu engano, poderá ser tarde para uma recuperação.

Humildade é uma boa palavra de ordem.

Os antigos sabiam das coisas quando viviam repetindo o tão tradicional chavão: O Saber Não Ocupa Lugar.

É bom saber, mas é muito melhor saber que não se sabe tudo.  Alguém, sempre saberá algum detalhe que nos passou despercebido e a prepotência da pretensão de ser o dono absoluto da verdade acaba levando pessoas de bom potencial a um patamar de isolamento.

 

Não se contente em sobreviver, cresça.

Trabalhar apenas para sobreviver é algo que não condiz com o espírito de um empreendedor.

Todo empreendimento precisa ter o propósito de ir além, de buscar algo mais, de ser cada vez melhor e maior.

Contentar-se em estar aonde chegou é dar chance de ser atropelado pela concorrência.

Solas de sapato foram feitas para serem gastas e não para enfeitarem prateleiras.

Se não puder correr, pelo menos ande até ganhar fôlego para reiniciar a corrida, mas não admita parar jamais.

Por que se contentar com uma migalha se há a possibilidade de conquistar a fatia inteira?

Se alguém conseguiu galgar altos patamares, cada empreendedor também precisa se sentir capaz disso.

Se andar a pé, pretenda uma bicicleta.  Na primeira pedalada, pretenda uma moto.  Na primeira acelerada, pretenda um carro. Na primeira manobra, pretenda a estrela do salão do automóvel e não pare por aí.

 

Troque seus empregados por parceiros

Foi-se o tempo do chicote e da prepotência.

A proliferação de escolas de todos os níveis tem permitido um número cada vez maior de pessoas em busca de melhor qualificação profissional e isto tem apresentado alguns confrontos interessantes onde patrões acomodados acabam circundados por empregados de nível superior.

Parceria é uma palavra com sentido de duas mãos e quando patrões e empregados são parceiros, ambos lucram com esta postura.

O funcionário-parceiro age como se fosse dono do negócio evitando desperdícios e cuidando para que tudo ande da melhor maneira possível, além de oferecer informações preciosas sobre o negócio, sobre os clientes e até sobre os concorrentes enquanto que o patrão-parceiro reconhece as necessidades, ouve as sugestões, reclamações e reivindicações agindo com justiça e companheirismo ao sair do pedestal e descer ao nível de seus colaboradores.

 

É fundamental ter a consciência que o caminho até o topo é árduo, espinhoso e exige mudanças de atitude, de comportamento.  É preciso sair da zona de conforto e assumir novos hábitos.  Rotinas precisarão ser alteradas, costumes mudados e um novo planejamento de vida precisará ser feito…e seguido.  Que ninguém pense que o sucesso não tem o seu preço.  Não se pode e nem se deve alterar a ordem natural das coisas:  Construir primeiro para usufruir depois.

 

Deixe uma resposta