Vamos parceirar?

Ao pensar em “Como Empreender” não se pode perder de vista que trabalhar demais, exageradamente, descuidando até da própria saúde não é o melhor caminho para o sucesso.  Trabalhar, entendido aqui com o seu significado convencional que é o de exercer atividade física e intelectual voltadas para a obtenção de recursos financeiros e materiais.

É preciso saber dosar esses esforços e pensar no corpo, no lazer e na saúde para que haja produtividade.

O que enriquece é a produtividade e não a produção.  De pouco adianta trabalhar “27 horas por dia” e deixar de perceber as oportunidades navegando debaixo do nariz, sem condições de percebê-las.

Pode observar que rico trabalha pouco. Ou, pelo menos, trabalha menos do que se possa imaginar à primeira vista.

Observadores do cotidiano afirmam que “Quem trabalha muito é pobre”. Trabalha muito porque planeja pouco, pensa pouco, arrisca pouco e acaba, por força de conseqüência, ganhando também pouco.

É famosa a frase: “Quem trabalha não tem tempo de ganhar dinheiro”.  Essa é a idéia que estamos pretendendo desenvolver aqui.

Só que uma boa idéia para se tornar sucesso tem de sair do estágio de idéia e se materializar em forma de um planejamento detalhado, preciso, completo e , principalmente, escrito.

Nesta altura, alguém poderia dizer que um dos mais bem sucedidos empresários brasileiros, Antônio Ermírio de Morais, CEO do poderoso Grupo Votorantin,  declarou várias vezes que trabalha de 12 a 16 horas por dia (e isto é perfeitamente comprovável) e que esta é a razão de seu sucesso.

Aparentemente temos aqui uma incoerência com relação ao que estamos tentando propor mas não é bem assim. Alguém também já disse que quando alguém faz o que gosta, o trabalho passa a ser uma das maiores fontes de prazer e é isto que elimina a incoerência.

Para que o trabalho leve alguém ao sucesso é preciso que ele goste do que faz, que entenda profundamente do assunto, que tenha a capacidade de trabalhar em equipe e que esteja totalmente envolvido por e com uma equipe afinada, capaz, comprometida e motivada.  Esse é o estado que pode ser chamado de parceria múltipla ou de parceria bilateral.

Não é acordar de madrugada e se esfalfar de sol a sol que levará alguém a se destacar no mundo empresarial.  Não é sua capacidade pessoal de produzir que o levará ao sucesso mas, sim, sua capacidade de motivar pessoas a produzirem cada vez mais e melhor.

E nisto, Antônio Ermírio é mestre.

Einstein foi assim.  Ele tinha as idéias, as desenvolvia até certo ponto e, a partir daí, as entregava a um batalhão de matemáticos que concluíam o trabalho pesado enquanto o gênio já se propunha a novos pensamentos e a novas propostas inovadoras e desafiadoras.

Negócios “planejados” apenas na cabeça, tocados de ouvido, não costumam seguir adiante.  Rapidamente sufocam completamente seu autor e o deixam perdido no meio de um redemoinho de ações dispersas.

Em outras palavras, tudo precisa ser escrito para que as coisas andem como planejado.  É preciso tocar por partitura, seguindo os arranjos originais e obtendo a sonoridade prevista.  Só assim haverá segurança nas tomadas de decisões e segurança na condução do rumo do negócio.

Basta olhar ao redor para confirmar aquilo que está sendo dito aqui, ou será que alguém conhece alguma empresa que tenha obtido algum sucesso fazendo as coisas sem critério, sem orientação, sem planejamento, sem análises bem feitas e fundamentadas.  Difícil.

E o mais interessante é que ao se ter um planejamento a ser seguido, tudo acaba ficando mais fácil exatamente por ter sido previsto, pensado, ponderado e decidido.

E é aí que mora o segredo de trabalhar menos e produzir mais e melhor.

Ninguém chega muito longe sozinho.  Precisa constituir uma equipe produtiva, se cercar de gente capaz, comprometida, interessada.

Precisa aprender a conjugar em conjunto o verbo “parceirar”.

 

Deixe uma resposta