Empreendedor X Empreendedor

Já destacamos aqui a figura do empreendedor empresarial, cujo objetivo primeiro é o lucro, o sucesso financeiro daquele outro tipo de empreendedor que vislumbra outro tipo de sonho completamente diferente.  O sonho de ver prosperar sua comunidade, de ver melhorar a qualidade de vida de pessoas menos favorecidas, de ter a chance de oferecer novas oportunidades e novas alternativas para pessoas menos bafejadas pela sorte ou pelo próprio meio onde vivem, ou sobrevivem.

Tratam-se dos empreendedores sociais, cada vez mais freqüentes nas mais diversas formas de ONGs-Organizações Não Governamentais que proliferam por todo o planeta.

Todo empreendimento se inicia com um sonho que deve ser trabalhado cuidadosamente através de um planejamento cuidadoso e detalhado onde se procure identificar todos e cada um dos pontos prós e contra de maneira a se estar preparado para enfrentar qualquer tipo de situação.

Este sonho, desde que factível, depois de passar pela fase do planejamento, começa a tomar contornos mais claros e passa a ser encarado como uma verdadeira possibilidade.

Aqui o empreendedor já começa a enxergar o seu sonho, seu lugar de funcionamento, suas dimensões, suas instalações, seus fornecedores, seus clientes e até seu cheiro.

Deixa de ser sonho para ser uma verdadeira sensação física.

O passo seguinte é a transformação final em realidade.

Esta fase final é a que exige a maior dose de coragem, determinação, segurança, persistência e muita garra e disposição para o trabalho.

Muitas vezes esse é o momento maior da vida de uma pessoa.

O momento da guinada, da mudança de comandado para comandante, do dirigido para dirigente, de conformado para confiante, de aterrissagem para decolagem.

 

Deixe uma resposta