Palavra de ordem: Iniciativa.

A palavra de ordem do empreendedor é: iniciativa.

Iniciativa de sair da rotina e procurar novas alternativas para o que seja aparentemente óbvio.

Iniciativa de oferecer sua própria competência para a solução de problemas que outras pessoas não estejam conseguindo resolver.

Iniciativa de ter a coragem necessária para encarar as dificuldades que se apresentam ao se decidir empreender.  Muitos deixam de ser empreendedores apenas pela falta dessa dose indispensável de coragem e entenda-se como coragem, a capacidade racional de saber correr riscos calculados e não a demonstração irracional de executar proezas perigosas.

E, também, não nos esqueçamos que, ter coragem é não ter medo de errar ou não ficar tentando achar que isto ou aquilo é mais ou menos difícil.

Pessoas experientes costumam afirmar com a maior tranqüilidade que não existe absolutamente nada difícil de ser feito ou executado.  Difícil é apenas aquilo que ainda não temos a resposta, que ainda não sabemos, que ainda não dominamos.  E isso é tão evidente que nem precisaríamos enfatizar que tudo aquilo que a gente sabe é, para nós, certamente fácil.  Esta máxima pode ser comprovada ao final das avaliações que os professores aplicam nas escolas de todos os níveis.  Surgem dois grupos distintos de alunos.  Um que reclama ou registra que o nível da prova estava baixo e, portanto muito fácil.  Outro grupo que reclama ou registra que o professor pegou pesado, que exagerou na dificuldade da avaliação e que foi “injusto” e “carrasco”. Evidentemente, a única diferença entre esses dois grupos tão distintos é que enquanto o primeiro grupo sabia, o segundo não sabia.  O primeiro estudou e aprendeu enquanto o segundo permaneceu na ignorância.  O primeiro trabalhou e o segundo preferiu a ociosidade.  O primeiro foi responsável e o outro, alienado.

Iniciativa, além do ingrediente coragem, precisa abrigar em sua fórmula, a atitude de buscar com determinação a evolução permanentemente, com a certeza de que sempre será possível melhorar tudo e qualquer coisa que exista.

A evolução traz consigo o aumento da probabilidade de acontecerem situações propícias ao empreendedorismo pelo número de novidades que surgem e pela enorme curiosidade própria do cidadão atual.

Cada um deseja o último modelo de celular, o aparelho de TV com maior fidelidade de imagem, o automóvel mais espetacular de maneira que, acompanhar cada uma destas tendências acaba se tornando um fator de aumento de consumo e fonte de circulação de riqueza. Ora, situações que provoquem aumento de circulação de dinheiro são tudo o que pode desejar um empreendedor empresarial para que aumentem as chances de sucesso de seu negócio.

 

2 comentários em “Palavra de ordem: Iniciativa.”

  1. Esse artigo realmente, me ajudou MUITO! Precisava de um texto bom para colocar em minha apresentação, numa feira de Empreendedorismo, e as frases de seu artigo são muito boas mesmo. Fiquei surpreendida! Muito bom seu trabalho, mesmo. Parabéns, porque nada se consegue sem iniciativa, não é?

    Um abraço.
    http://www.agnesplace.tk

Deixe uma resposta