Quando empreender(2)

Deve-se empreender sempre que houver necessidade ou se apresentar a oportunidade. O momento certo de se realizar um empreendimento não possui receita prévia, depende de várias circunstâncias que vão desde o grau de competência do empreendedor, seu nível de coragem, as atuações de seus eventuais concorrentes e sua disponibilidade financeira.

O momento da decisão de empreender pode ser comparado ao momento da decisão de contrair matrimônio e ambos os acontecimentos têm o poder de alterar profundamente o futuro dos envolvidos.  Ambos mudam a rotina de vida das pessoas e exigem forte adaptação voltada à expectativa de obter sucesso e felicidade, assim como trazem momentos de dificuldades, que exigem atenção, amor e determinação para serem superados.  Não é raro se ouvir alguém dizer que fulano é “casado” com o seu negócio.

A escolha do momento mais adequado para se iniciar qualquer empreendimento não costuma ser algo necessariamente previsível e nem, tampouco, tranqüilo uma vez que não temos controle sobre os caminhos que a vida nos obriga a percorrer.  O importante é que a decisão de empreender esteja vinculada à busca permanente pela felicidade e pelo sucesso.

E, por falar em felicidade, muitas vezes a decisão de empreender está vinculada à fuga de um momento de infelicidade.  Empreende-se para fugir de uma atividade estressante, desagradável, para fugir de um patrão inconseqüente, ditador e incompetente, para buscar algo com a possibilidade de nos oferecer mais auto-estima, mais prazer e mais chances de chegar ao sucesso.

Também não há idade mais ou menos adequada para empreender e todos devem conhecer a história daquele empresário octogenário que, para fugir a constrangimentos ligados à perspectiva de sua sucessão, preferiu transferir em vida sua empresa aos herdeiros e partiu sozinho para um novo investimento, criando e desenvolvendo uma nova fábrica de motocicletas.

Procure saber mais sobre a vida deste extraordinário Kazinsky que, depois de conquistar espaços no mercado brasileiro, já se insinua no mercado internacional e anuncia o lançamento de seu primeiro automóvel.  Se o Brasil, um dia, lançasse um Prêmio de Reconhecimento aos empreendedores de maior destaque, poderia, perfeitamente, se chamar PRÊMIO KAZINSKY.

O Nobel brasileiro do Empreendedorismo.

 

Deixe uma resposta