Empreendedor nasce feito. Mito ou verdade?

A princípio não se pode afirmar categoricamente que há uma predisposição psicológica dos indivíduos a empreender. Se os indivíduos trazem do berço essas características, ou podem desenvolvê-las, é uma questão que interessa mais a estudiosos e teóricos do que, propriamente ao empreendedor em si.

No processo empreendedor, algumas pessoas se reúnem para abrir uma empresa de uma maneira onde  as competências de cada um têm papel fundamental para a percepção da oportunidade do negócio ou para definir como explorar essa oportunidade. Só depois da idéia madura, já visualizado o segmento de mercado a ser atendido, especificados os clientes e fornecedores, enfim , depois de elaborado um detalhado Plano de Negócios, a empresa é aberta. A duração média do ciclo que vai da percepção da oportunidade até o lançamento da empresa é, no Brasil, de quase três anos, muito tempo para ser  esbanjado sem planejamento.

Outros aspectos complicadores aos quais também devemos dar a devida atenção encontram-se na falta de participação em redes de relações profissionais assim como na dificuldade em aprender a trabalhar em grupo.

O estudo sobre empreendedorismo confirma a necessidade de elevar os níveis educacionais para a efetivação dos programas auto-sustentáveis de geração de emprego e renda. Portanto, esta é uma frente em que as políticas públicas deveriam necessariamente agir apesar de ser cada vez mais frequente encontrar a disciplina de empreendedorismo nas faculdades.

Não se pode afirmar que uma eventual decisão de empreender, muitas vezes causada por necessidade ou até mesmo pelo surgimento repentino de uma idéia revolucionária, possa ser algo ligado a fenômenos genéticos e hereditários.  Exemplos existem por toda parte para comprovar que empreendedorismo pode, sim senhor, ser encarado como um aprendizado a ser adquirido através de cursos, treinamentos, estudos ou mesmo como disciplina incluída nas grades curriculares das mais diversas profissões acadêmicas atuais.

 

Deixe uma resposta