Necessidade ou oportunidade ?

Empreender por necessidade é a situação emergencial onde, ao se deparar com o desemprego, o indivíduo busca dentro de si alguma habilidade que possa ser exercida como forma de garantir ou auxiliar sua sobrevivência.

Entretanto, por mais paradoxal que possa parecer, estudos têm demonstrado que, no Brasil, já se empreende mais por oportunidade do que por necessidade e, empreender por oportunidade é fazê-lo ao se deparar com alguma situação que possa ser desenvolvida antes que outro a vislumbre ou mesmo que possa ser desenvolvida no sentido de melhorar, de alguma forma, aquilo que já se esteja fazendo rotineiramente.

O empreendedorismo por necessidade tende a ser maior entre os países em desenvolvimento onde as dificuldades de inserção no mercado de trabalho levam as pessoas a buscar alternativas de ocupação.

Por outro lado, empreender por oportunidade é transformar em realidade alguma idéia nova que possa ter surgido e que tenha se demonstrado viável após um estudo e um planejamento mais acurado.

Num primeiro impulso somos induzidos a imaginar que, ao menos no nosso Brasil, os maiores índices de empreendedorismo sejam os obtidos por necessidade e a surpresa se estabelece quando nos deparamos com pesquisas recentes que apontam exatamente o contrário.

Encontrar um nicho de mercado é o primeiro grande desafio de qualquer um que pretenda ser um empreendedor por oportunidade.

Seja por necessidade ou por oportunidade, empreender é, e sempre será, uma decisão importante e deve ser encarada como tal.  Não se implementa uma decisão importante sem um cuidadoso planejamento e, portanto, empreender é uma música que não deve ser tocada “de ouvido” mas executada através da leitura de uma bem elaborada “partitura”coadjuvada por um bom treinamento.

É necessário que se consiga identificar uma área de interesse, ter uma idéia brilhante, factível e não deixar de fazer o seu plano de negócios.

 

Deixe uma resposta