Plano de Negócio – Pontos fortes e ………………….. fracos

Quais os pontos onde seu negócio pode se destacar no mercado?

O que fará o cliente optar pelo seu produto diante das ofertas atuais do mercado?

Onde você é melhor do que os outros?

O que precisa ser melhorado em seu negócio?

O que será feito para atenuar ou eliminar esse problema?

Em quanto tempo ele será eliminado?

Este é um dos pontos mais difíceis de se estabelecer uma vez que, tanto é difícil admitir os pontos onde somos reconhecidamente fracos (por vaidade) como é igualmente complicado ter convicção plena de que somos realmente fortes em algum outro ponto( por humildade).

Uma auto-análise correta e isenta, contendo todos os nossos próprios prós e contras não é tarefa das mais fáceis e é preciso uma grande dose de honestidade e de fortalecimento de propósito para que se consiga vencer as barreiras naturais que se impõem mas, por outro lado é um item essencial para o fechamento de um bom e confiável Plano de Negócios.

Entretanto é perfeitamente razoável admitir as vantagens de uma análise cuidadosa nesse pormenor pois será exatamente isto que permitirá sabermos como realizar de maneira mais produtiva nosso negócio e reconhecer os pontos onde haja necessidade de aprimoramento.

E aqui é fundamental não se restringir aos aspectos positivos e negativos do negócio, em si, mas a todos os aspectos que envolvam o negócio desde a simpatia dos colaboradores, até a adequação do local, passando pelo nível de conforto oferecido aos clientes, grau de tecnologia empregado etc..

Deixe uma resposta