Empresas Juniores

Idéia surgida na França pelos idos de 1967, na ESSEC ( L’Ecole Supérieure des Sciences Economiques et Commerciales de Paris ) onde um grupo de alunos na busca da complementação de seus conhecimentos, resolveu criar a JUNIOR-ENTERPRISE com o objetivo de estabelecer contato direto com a realidade do mercado antes mesmo de suas respectivas formaturas, nos diversos cursos que cursavam..

A novidade  foi recebida avidamente pela comunidade universitária e dois anos depois, em 1969, já existiam mais de vinte empresas juniores na França que se uniram para criar a Confederação Francesa de Empresas Juniores( Confédéracion Nationale des Junior-Entreprises – CNJE ) nascida para representar o movimento Empresa Júnior na França além de outras atividades correlatas.

Hoje, este conceito já está consagrado e muitos países do mundo adotam esta excelente ferramenta de aproximação entre alunos interessados e o próprio mercado de trabalho.

No Brasil, o conceito de Empresa Júnior chegou apenas em 1987, trazido pela Câmara de Comércio Franco-Brasileira e imediatamente absorvido pela Fundação Getulio Vargas que criou a primeira empresa júnior brasileira, a Júnior GV, em 1989.

Empresa Júnior é uma associação civil, sem fins lucrativos, formada por alunos de nível superior e apoiada por seus professores, com o objetivo de aplicar as teorias recebidas em sala de aula através de serviços de consultoria prestados à comunidade a preços reduzidos, atendendo assim, empresários, profissionais liberais, pessoas físicas e empreendedores de uma maneira geral

Deixe uma resposta