A Felicidade

Após anos no exercício do verdadeiro sacerdócio, que representa a docência no nosso Brasil, a perda sistemática de cabelos e o clareamento intensivo dos escassos fios remanescentes, algumas experiências assumem relevância suficiente para serem compartilhadas e, quiçá, servirem de motivação e esclarecimento a algum jovem que nos dá o prazer e o privilégio de sua visita a este nosso despretensioso espaço.

Uma delas é a clássica pergunta:- Professor, que carreira devo seguir?

Na somatória das respostas apresentadas, poderíamos oferecer o seguinte resumo:

Filho! A única pessoa no mundo capaz de responder a esta pergunta é você mesmo. Talvez possa ajudá-lo a parametrizar o encadeamento de sua meditação com algumas considerações como:

– Não se deixe levar pelo posicionamento atual no mercado pois durante o tempo em que permanecerá na faculdade, tudo pode mudar significativamente.

– Dentre as alternativas que tem aí, dentro de você, imagine-se formado nelas e saindo de casa pela manhã em direção ao trabalho, ao  exercício diário das habilidades adquiridas nos anos de estudo.  Em qual delas, acha que se sentirá mais confiante, mais seguro, mais feliz?

– Pronto!  Surgiu a palavra mágica que deve acompanhar esta e qualquer outra decisão que envolva o desenvolvimento de sua vida: FELICIDADE.

– Imagine-se saindo para o trabalho sabendo que passará o dia, semana, mes, ano inteiros, a vida inteira exercendo uma atividade que não gosta. Que existência será esta?  Terá valido a pena todo o sacrifício investido na obtenção do tão sonhado canudo?

– Pense agora, no outro lado desta mesma moeda, com você saindo de casa para exercer uma atividade que lhe dá prazer, que lhe traz segurança, que o faz ir em frente com um sorriso nos lábios por estar se dirigindo a um local que lhe traz paz e FELICIDADE.

– Não se esqueça de colocar na balança o fato de que, durante o período acadêmico, as realidades de remuneração de cada uma das profissões podem trocar várias vezes de posição no ranking.

– A vida não é uma ciência exata e tem um número muito maior de incógnitas do que de equações.  Assim, siga seu instinto natural e não force a natureza. O sucesso financeiro, para valer a pena, deve passar antes pela maravilhosa sensação da realização pessoal e, bem a propósito, geralmente, é simples efeito colateral da construção de uma carreira bem conduzida.

– Em suma, marche firme em busca da FELICIDADE e coloque sua vida na mão da retidão, da competência, da ética e o sucesso será mera consequência.

– O verdadeiro sucesso é alcançar a FELICIDADE, não é simplesmente ganhar dinheiro.  Nunca a perca de vista para garantir que valeu a pena ter nascido.

Deixe uma resposta