Ensinar o que sabe ajuda a aprender o que (ainda) não sabe

professor

Acredite se quiser: Uma das melhores maneiras de se aprender alguma coisa é ter de ensiná-la a alguém. A responsabilidade de ensinar algo a alguém nos leva a um estado de reflexão tal que, imediatamente começamos a nos tornar nossos maiores inquisidores e nos bombardearmos com perguntas sobre dúvidas que nem imaginávamos ter.

Impressionante como a gente acha que sabe alguma coisa até o momento em que somos convidados a transmitir este conhecimento a outrem. Neste momento nos tornamos nosso maior crítico e começamos a questionar nosso próprio conhecimento. Tudo isso é fruto daquele famoso estado de vaidade tão natural do ser humano que abomina admitir que alguém possa contestar sua competência.

Parece até estar havendo aqui uma inversão de valores mas é verdade: Ensinar ajuda a aprender. Leigos não conseguem entender a cena de um velho e calejado professor, depois de décadas de experiência ainda estar se preocupando em preparar uma aula cujo assunto já apresentou incontáveis vezes. Nem imagina que é exatamente aí que reside a razão do sucesso do velho mestre.

Quanto mais ensina, mais toma consciência de quanto ainda há a aprender e esta consciência é o motor da motivação que o impulsiona a melhorar sua aula a cada nova turma, a cada novo período. Uma pergunta nova surgida diante da apresentação de uma velha aula é o suficiente para oferecer um novo ângulo de enfoque sobre um determinado assunto e traz uma contribuição valiosa na evolução do processo de ensino e aprendizagem.

Também na vida corporativa, ensinar o que se sabe é uma das melhores formas que existe para aprendermos ainda mais sobre aquilo que já fazemos com a mão nas costas, pois temos em nosso cérebro um mecanismo especial que não desliga desde o momento do nascimento até a hora do desenlace: a imaginação. Ao ensinarmos algo novo para alguém, nossos pinos e catracas mentais se movimentam e já começamos a imaginar alternativas para aquilo que, até aquele momento, parecia tão óbvio.

E assim vai se movimentando um maravilhoso círculo virtuoso que vai fazendo com que as rodas do mundo venham a se tornar cada vez mais redondas, mais exatas e mais precisas. Quer aprender mais sobre alguma coisa? Então procure ensinar esta coisa a alguém e depois me conta o resultado.

Combinado?

Imagem: Revista UFMG Diversa

Deixe uma resposta